GT3 Carro do 007 nas pistas brasileiras

6 de março de 2008


Os fãs da série James Bond têm um motivo especial para ir aos autódromos neste ano. A partir de abril, com a abertura da temporada em Curitiba (PR), no dia 20, dois Aston Martin DBRS9 enfrentarão uma oposição mais do que digna do charme e sofisticação que marcaram a carreira do agente secreto britânico que há décadas inspira o imaginário de várias gerações de cinéfilos. Entre seus rivais na disputa de freadas estarão vários Ferrari F430, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Ford GT e Dodge Viper Competition – formando o refinado grid do Brasil GT3 Championship, a nova categoria de supercarros que já se posiciona como um dos grandes eventos esportivos do país justamente pela qualidade de seus bólidos e por contar com adeptos como Nelson Piquet e Ingo Hoffmann.
O Aston Martin DBRS9 é a versão de corridas do modelo DB9, um esportivo puro-sangue da tradicional marca britânica. Aproveitando desenvolvimentos instalados no modelo de competição, a fábrica criou a versão DBS, que se insere entre os dois extremos – o DB9 de rua e o de corrida. Em 2006, o DBS fez sua primeira aparição pública no filme Casino Royale, da série James Bond. Mas sua apresentação oficial ocorreu apenas em 2007, no Peeble Beach Concours d’Elegance – um evento realizado anualmente na Califórnia e considerado o mais prestigioso concurso de elegância automotiva do mundo.
O carro do 007, como já está sendo chamado tem motor V-12 de 6 com ppotência de 550 cv. Os dois Aston Martin que disputarão o Brasil GT3 Championship pertencem à equipe portuguesa Simonelson Motorsport. Uma das duplas será formada pelos pilotos lusitanos Mário Silva e José Nelson. O outro Aston ainda não tem confirmação de seus pilotos.