GT3: teste de equalização visa equilíbrio

18 de março de 2008

O primeiro teste de equalização dos modelos da categoria GT3 de todo o mundo mostrou que se pode esperar uma temporada 2008 bastante competitiva. A constatação é do diretor-técnico do Brasil GT3 Championship, Ivo Sznelwar, que esteve presente aos ensaios realizados no final da semana passada, em Monza, Itália. Ao todo, 25 exemplares de onze modelos diferentes participaram dos testes de equalização. O modelo mais veloz nos dois dias de ensaio em Monza foi o clássico e arrojado Porsche GT3 Cup S, novo modelo cujo desempenho é o parâmetro de equalização dos demais. O segundo lugar ficou com o Corvette Z06R, vice-campeão europeu no torneio de pilotos e campeão entre as equipes. Outro modelo norte-americano inspirado na linhagem dos muscle cars, o Dodge Viper Competition Coupé cravou o terceiro melhor tempo, com o britânico Aston Martin DBRS9 (de linhas bastante ousadas, tanto que foi o modelo escolhido para estrelar o filme mais recente de James Bond) garantindo a quarta marca.

O Carro a ser utilizado pelo tricampeão em sua estréia na GT3, o Ford GT ficou com a nona classificação com um modelo preparado pela equipe suíça Matech GT Racing. O que não quer dizer que esteja fora dos parâmetros de alto nível de competitividade, já que o Ferrari (campeão europeu de pilotos e vice-campeão por equipes) cravou um até modesto décimo tempo.