F-3 passa a integrar superevento automobilístico nacional

2 de abril de 2008

Foto:Divulgação

Os fãs da velocidade de todo o Brasil terão agora um superevento com programação bastante variada e que promete muita ação na pista. Nesta quarta-feira (02/04), a SRO Latin America anunciou a participação do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 no calendário do evento que já reunia o Brasil GT3 Championship e a Copa Renault Clio.

A temporada das três categorias terá início no dia 20 de abril, em Curitiba (PR), e contará com a presença de quase 80 pilotos, divididos nos três campeonatos.

Em 20 anos de história, a F-3 Sul-Americana ofereceu aos pilotos do continente a oportunidade de aprender a lidar com sofisticadas regulagens de chassi, freios de grande eficiência, pneus que exigem técnica de pilotagem acurada, motores potentes, rivais difíceis de dominar e equipes que replicam o ambiente profissional e a estrutura de trabalho encontrados na Europa e Estados Unidos. E ajudou na evolução técnica de muitos que fizeram nome e fortuna no esporte.

Os nomes que disputaram títulos ou que simplesmente competiram na categoria para aprimorar sua técnica formam uma lista quase completa dos melhores jovens pilotos que o Brasil produziu nas últimas décadas: Cristiano da Matta , Hélio Castroneves, Affonso Giaffone Neto, Christian Fittipaldi , Lucas Di Grassi, Tarso Marques, Hoover Orsi , Bruno Junqueira, Jaime Melo Júnior, Rubens Barrichello , Nelsinho Piquet, Max Wilson, Vitor Meira, Ricardo Zonta, Osvaldo Negri Júnior e muitos outros. Juntos, eles conquistaram uma quantidade impressionante de títulos internacionais, muitos deles de primeiríssima linha, caso dos títulos na F-3000, Fórmula Mundial, 500 Milhas de Indianápolis, FIA GT e o disputadíssimo GP de Macau de F-3. Sua chegada ou não à F-1 dependeu de diversos fatores e obstáculos de carreira que o automobilismo oferece. Mas, sem dúvida, boa parte do talento que mais tarde construiu o sucesso destes pilotos foi forjado ao volante dos F-3 sul-americanos.