Bia comemora terceiro lugar no campeonato da Indy Lights com pódio em Chicago

8 de setembro de 2008

Crédito: Chris Jones/IndyCar

Bia Figueiredo terminou em segundo lugar na 16a e última etapa da Firestone Indy Lights 2008, disputada neste domingo, no circuito tri-oval Chicagoland Speedway, em Joliet, próxima a Chicago, em Illinois, no centro-oeste americano. Com este resultado, a piloto brasileira da Sam Schmidt Motorsports totalizou 449 pontos e encerra sua temporada de estréia na categoria em terceiro lugar no campeonato.

Bia saiu da segunda posição, foi ultrapassada na largada por Arye Luyendyk Jr., que estava em terceiro. Na relargada após a segunda bandeira amarela, foi ultrapassada por Bobby Wilson e recuperou a posição na relargada após a terceira bandeira amarela, para passar a segunda metade da corrida de 67 voltas na terceira posição, pressionada por Bobby Wilson.Na relargada após a quarta bandeira amarela, na antepenúltima de 67 voltas ela ultrapassou e Raphael Matos e terminou a corrida em segundo lugar. Arie Luyendyk Jr. venceu e Matos acabou em terceiro, já como campeão de 2008.

Com sua performance nesta temporada de estréia na Firestone Indy Lights, Ana Beatriz se tornou a primeira piloto do Brasil a vencer na plataforma de acesso a uma categoria top do automobilismo mundial e a primeira mulher a vencer na Indy Lights, depois de ser a primeira a ir ao pódio e a terminar entre os top five, os cinco primeiros, na clássica corrida 100 Milhas de Indianápolis. O terceiro lugar da piloto brasileira no campeonato da Firestone Indy Lights 2008 resulta da soma de uma vitória e seis pódios, um em primeiro, um em segundo e quatro em terceiro lugar. Em 16 corridas, Ana Beatriz largou três vezes entre os top ten e dez vezes entre os top five. E terminou as corridas duas vezes entre os top ten e nove vezes entre os top five, incluída sua vitória na 10a etapa, em Nashville.
A festa de entrega da premiação aos três primeiros colocados no campeonato da Firestone Indy Lights 208 está agenda para novembro, em Las Vegas.