Brasileiro luta pelo vice na F-Renaut Inglesa

19 de setembro de 2008

A disputa pelo título da Fórmula Renault Inglesa, que será decidido na última rodada dupla da temporada, marcada para este fim de semana, em Brands Hatch , está matematicamente restrita aos ingleses Adam Christodoulou e Alexander Sims. Mas o brasileiro Adriano Buzaid, um dos destaques do campeonato com cinco poles e quatro vitórias, quer se intrometer nesta briga. Atualmente, ele ocupa a terceira posição na tabela, mas ainda tem possibilidades concretas de chegar ao vice-campeonato.

“Não dá mais para ser campeão. Sofri uma punição na rodada dupla passada, em Silverstone, por causa de um erro da direção de prova, que depois chegou até a me pedir desculpas. Mas agora é passado e meu objetivo é fechar a temporada na melhor posição possível”, afirma Adriano Buzaid, da equipe Shoptour Eucatex Motorsport. “Para as minhas pretensões, preciso pensar em ganhar as duas corridas do fim de semana, o que seria um ótimo complemento para o campeonato que fizemos”, acrescenta.

Este objetivo está ligado diretamente ao desempenho alcançado na tomada de tempo em Brands Hatch. O circuito, que é o mesmo que recebeu a abertura da temporada da categoria, praticamente não oferece pontos de ultrapassagem, lembra Adriano Buzaid. “É uma pista que eu gosto, mas ganhar posição aqui é muito complicado, então o treino classificatório será decisivo. Quero largar na frente para estar em condições de brigar pela vitória”, conclui o piloto de 20 anos de idade.

Esta é a segunda temporada de Adriano Buzaid na Fórmula Renault Inglesa. A categoria foi vencida por Kimi Raikkonen, em 2000, e Lewis Hamilton, em 2003, e foi escolhida pelo brasileiro para lançar sua carreira na Europa. Depois do bom desempenho em 2008, ele ainda não definiu os planos para a próxima temporada, mas tem negociações adiantadas para testar pela Fórmula 3 Inglesa nas semanas seguintes ao encerramento do campeonato.