Superleague: Pizzonia é os mais rápido na classificação, mas larga em terceiro

21 de setembro de 2008

Foto:Ricardo Zinner

O amazonense Antonio Pizzonia estreou muito bem pelo Corinthians na Superleague Formula, a categoria automobilística na qual as equipes representam alguns dos principais times de futebol do mundo. Apesar de praticamente não ter andado nos treinos livres, o piloto foi o mais rápido no classificatório disputado em Nurburgring, na Alemanha. Mas devido às regras da categoria, ele larga na segunda fila. “Estou muito animado para a corrida, a perspectiva é realmente muito boa”, afirma o piloto que soma passagens pela Fórmula 1 e Champ Car. A segunda rodada dupla do campeonato acontece neste domingo (21/09).

Apesar de ser o mais rápido do dia, Pizzonia enfrentou algumas dificuldades no começo do fim de semana. Com falhas mecânicas em seu carro, o piloto completou apenas uma volta em cada uma das duas sessões de treinos livres e teve que ir para a classificação praticamente sem nenhum conhecimento do equipamento. Na primeira fase da classificação o brasileiro foi o segundo mais rápido e avançou às quartas de final, que simulam os “mata-matas” das competições de futebol. “Fiquei surpreso, pois o melhor tempo vem logo na primeira volta do pneu. E eu tinha andado apenas duas voltas até então, e com pneus velhos”, explica.  O amazonense avançou de fase e registrou o melhor tempo dia. Na semifinal ele enfrentou o carro do Milan, pilotado pelo holandês Robert Doornbos. Usando uma estratégia diferenciada, pensando nas corridas, Pizzonia saiu com pneus usados, enquanto o adversário usou compostos novos. Desta forma, ele parte da terceira posição.

Após a classificação Pizzonia ficou na expectativa de herdar o segundo lugar no grid. O italiano Alessandro Pier Guidi, do Galatasaray, reabasteceu seu carro antes de disputar a final contra o Milan, o que é proibido pelo regulamento. No entanto, a organização resolveu por não punir o piloto. O carro do Flamengo, guiado pelo paulista Tuka Rocha, que tinha ficado com a oitava colocação, foi punido por não respeitar uma bandeira amarela e perdeu dez posições no grid.

Confira o grid de largada para a terceira etapa da Superleague Formula:

1. Robert Doornbos (AC Milan)
2. Alessandro Pier Guidi (Galatasaray)
3. Antonio Pizzonia (Corinthians)
4. Max Wissel (FC Basel)
5. Craig Dolby (Anderlecht)
6. Adrian Valles (Liverpool)
7. Tristan Gommendy (FC Porto)
8. Kasper Andersen (Olympiacos)
9. Yelmer Buurman (PSV Eindhoven)
10. Nelson Philippe (Borussia Dortmund)
11. Duncan Tappy (Tottenham Hotspur)
12. James Walker (Rangers)
13. Davide Rigon (Beijing Guoan)
14. Andy Soucek (Atletico Madrid)
15. Andi Zuber (Al Ain)
16. Enrico Toccacelo (AS Roma)
17. Borja Garcia (Sevilla FC)
18. Tuka Rocha (Flamengo)

Visite www.blogdopizzonia.zip.net