Coluna do Polêmico – Muita Irritação

23 de setembro de 2008

Por Renato Abreu

Muita irritação

O Fortaleza é um pote até aqui de mágoas, parafraseando o Chico. A recusa de Rinaldo em jogar irritou de vez o presidente Lúcio Bonfim. Ele chegou a dizer em entrevista ao programa do Alan (obviamente que falou sem pensar e por isso o rádio é bom) que só não mandou o jogador de volta ao Goiás porque não era ditador. Não é bem assim. Na verdade, a vinda de Rinaldo fez bem ao Pici. Acomodou um pouco a ira do torcedor e trouxe auto-estima, pelo menos por enquanto. Por outro lado, Bonfim deixou escapar que a política de contratações do Tricolor é mesmo um desastre, conforme a coluna afirmou ontem. Ora, como contratar Rinaldo para jogar se o próprio jogador diz não ter condições para atuar por 10 minutos. Rinaldo só deve jogar no dia 4, sábado antes das eleições 2008 e o Fortaleza terá que esperar. E quem contratou, não sabia disso? Duvido muito. O que demonstra que muita coisa está errada no clube do Pici. Ainda bem – para os tricolores – que entrou em campo o bombeiro Heriberto da Cunha. Ele declarou: “Não adianta colocar o jogador sem que ele queira jogar. Rinaldo pediu para não atuar porque queria trabalhar fisicamente. Ele também disse que está sem confiança, assim, não tenho como colocar o jogador”. Palavras sábias, de quem tem a responsabilidade de tentar tirar o Fortaleza desse atoleiro que joga o time na série C. Rinaldo deve reestrear no dia 4 de outubro, no Castelão, diante do América de Natal. Um jogo de vida ou morte para o Leão.

“Só não mandei Rinaldo de volta porque não sou ditador, nem o todo poderoso”,  do presidente Lúcio Bonfim irritadíssimo com o atacante Rinaldo.

Enquanto isso
O certo é que enquanto não fica em forma para jogar pelo Fortaleza, Rinaldo resolveu tirar o atraso da noitada da cidade. No último sábado, o jogador foi visto animadamente curtindo a madrugada no Mucuripe Club.

Ainda bem
Rinaldo demonstrou estar muito  bem com a vida. Alguns torcedores do Fortaleza o viram por lá na companhia de outros colegas. Ainda bem para ele que o Leão vencera o jogo contra o Criciúma, no sábado à noite, por 2 a 1.

Não pega bem
Rinaldo deveria tomar mais cuidado. Afinal, não pega bem para ele que declarou não estar em condições de jogo, ser visto nas madrugadas da vida curtindo festas pela cidade. É, no mínimo, provocação com um torcedor já à beira de um ataque de nervos.

Denúncia
O programa esportivo da TVC denunciou na segunda-feira que está em curso uma marmota para colocar o  Maracanã no Estadual 2009. O time, que não logrou classificação na segunda divisão ficando em terceiro, entraria na vaga do Quixadá, cujo presidente Valmir Araújo anunciou que abriria mão.

Só que
O problema é que o  Maracanã não tem direito à vaga, pois pelo regulamento só dois times ascendem. Se uma terceira vaga for aberta, qual o critério para preenchê-la? Outros clubes estão dispostos a protestar e está armado o problema.

Acordo
O jornalista Sérgio Ponte disse na TVC que tudo faz parte de um acordo para a eleição na FCF no próximo ano. Valmir estaria cotado para ser o vice na chapa da situação encabeçada pelo advogado Mauro Carmélio. Com isso o atual presidente Mário Degésio não seria candidato a reeleição.

Metralhas
O acordo de bastidores provocou um comentário ferino de Wilton Bezerra, que comenta na rádio Globo e na TVC :  “este tipo de reunião para fazer este tipo de acordo indecoroso deveria se realizar num presídio, que é o local ideal, e com os participantes vestidos de irmãos metralhas”.

Compromisso
Aliás, sobre a eleição na FCF, é sabido há tempos que Carmélio seria mesmo candidato a presidente da entidade. Ele seria o candidato de Fares Lopes que teve o mandato interrompido pelo falecimento repentino. Consta que Mário Degésio tem um compromisso com Carmélio e vai cumprí-lo.

Bom nome
Acordos à parte,  mantenho aqui o que já escrevi há meses: Mauro Carmélio é jovem e tem talento suficiente para provocar mudanças na FCF. Sob seu comando a entidade teria tudo para avançar e liderar um novo momento neste futebol. É isso que se espera.

renatopolemico@yahoo.com.br