Coluna do Polêmico:Começa a definição

30 de setembro de 2008

Por Renato Abreu

Começa a definição

O Grêmio Barueri foi o grande destaque da rodada da série B, que começa a entrar na fase da definição. Ela teve 29 gols em dez jogos e seis vitórias dos mandantes. O Barueri foi o único time a vencer fora de casa – bateu o Bragantino por 2 a 0 – e os três pontos garantiram sua entrada no G4, na quarta posição, deixando o Santo André em quinto. A mudança na parte de cima da tabela estava desenhada, já que o Santo André não vencia há três jogos. O empate do Corinthians contra o São Caetano diminuiu para 14 pontos sua vantagem em relação ao quinto colocado, mas em nada vai atrapalhar a subida da equipe, que estará de volta a Série A  em 2009. Aliás, o próprio torcedor do Timão já sabe que a equipe estará de volta à elite no próximo ano. Faltando 10 rodadas para o fim da Série B, neste momento a classificação está dividida em cinco blocos, de acordo com a pontuação e possibilidades das equipes. Com 30 pontos ainda em disputa para cada time, existe potencial de mudanças, mas não será nada fácil. O Corinthians é o campeão virtual da série B a poucas rodadas de ganhar por antecipação. Do 2º ao 7º colocado estão os que brigam verdadeiramente para subir. Estão aí o Vila Nova, Avaí,  Barueri, Santo André, Bragantino e Ponte Preta. Do 8º ao 11º é o bloco dos que não caem, mas dificilmente brigarão para subir. É o caso do Ceará, Juventude, Bahia e São Caetano. A partir daí é briga de foice no escuro para fugir da série C. É o bloco do desespero formado por Paraná, ABC, Gama, América de Natal, Fortaleza, Criciúma, Marília e Brasiliense. A briga é para fugir das três vagas do rebaixamento porque uma já tem dono: o CRB que já caiu.

Motivo
A torcida do Ceará tem um bom motivo para comemorar a campanha do time. Embora tenha ensaiado brigar por vaga no G-4, o Ceará, pelo menos, passou longe da zona de rebaixamento, como fizera nos últimos três anos, tempos difíceis do time que bateu na trave e por pouco não caiu.

Boa média
Na série B já foram disputados 280 jogos com 781 gols, média de 2,79 por partida, inferior a do ano passado, que foi de 2,88. Com 19 gols sofridos e 59 marcados, o Corinthians tem a melhor defesa e o melhor ataque da competição. Tá explicado porque é líder disparado.

Os nossos
Ceará e Fortaleza fizeram 43 gols, sétima melhor marca da competição. Na defesa, uma diferença de oito gols sofridos. O Alvinegro tomou 36 e Tricolor sofreu 44. No segundo turno o Tricolor está um pouco melhor que o Vozão, mas o time de Porangabussu fez boa gordura na primeira fase.

Desastre total
Reparem o que é a série C e porque tem gente que chama a disputa de “inferno do futebol brasileiro”. Ano passado caíram da série B o Paulista, Santa Cruz, Remo e Ituano. Pois a série C acaba de fechar seus oito finalistas de 2008. Nenhum dos quatro conseguiu chegar.

Mau cheiro
Reparem esta informação saída do blog do jornalista Juca Kfouri: “Ao oficializar o advogado Francisco Müssnich como assessor jurídico do Comitê Organizador da Copa-2014, Ricardo Teixeira, que presidirá o orgão, trouxe para dentro da cozinha o “caso Daniel Dantas”.

Explicando
“Müssnich é, além de advogado de Dantas, namorado da irmã dele. Dito isso, não há por que Vanderlei Luxemburgo temer deixar de suceder Dunga pelos problemas que poderia trazer à CBF. Perto das de Dantas, suas trapalhadas são quase nada.”

Antídoto
“E ao mesmo tempo em que trouxe o veneno, Teixeira tratou do antídoto, ao nomear o “fazedor de imagem” Mário Rosa, ex-sócio de Duda Mendonça, como o encarregado das relações institucionais. Percebeu como será divertido acompanhar a organização da Copa do Mundo no Brasil?”.

Confirmado
Em entrevista à FM Assembléia, Quintino Farias, do DER, confirmou que o dinheiro está ouvindo a conversa para a reforma prometida do Castelão. A idéia é finalmente concluir o estádio e deixá-lo pronto para a Copa 2014. É esperar para conferir.

Fica lá
Até 2011 o Campeonato Brasileiro vai permanecer onde sempre esteve,  na  Globo. A emissora do plim-plim passou a Record para trás e fechou novo contrato com o clube dos 13 onde vai desembolsar mais de R$ 1 bilhão. Aí garante o futebol na TV aberta, no pay-per-view e no canal fechado.

E aqui
A vitória  da Globo lá vai refletir também aqui onde o Campeonato Cearense não mudará de mãos e permanecerá com o Sistema Verdes Mares que transmite futebol nos canais 10 e 22.

Palhaçada
O que houve com o Felipe Massa foi palhaçada total da Ferrari. Se bem que tudo começou com a batida no muro de Nelsinho Piquet, foi o que precipitou tudo. Com isso, o inglês Hamilton fica com o título na mão. Ele que bem merece ser campeão, aliás, desde o ano passado.