Copa RallySP: equipe Autoliner é campeã nos Caminhões com Ford F-4000

30 de setembro de 2008

Doni Castilho

Foram necessárias sete etapas para que fossem conhecidos os campeões da temporada 2008 da Copa RallySP. O último capítulo dessa disputa foi decidido hoje na cidade de Taubaté, durante o Rally dos Bandeirantes. Após as duas especiais do último sábado (27), pilotos e navegadores percorreram os últimos 136 quilômetros no domingo (28) que definiram os resultados de cada uma das cinco categorias em disputa: Protótipos, Super Production, Production, Força Livre e Caminhões.

A disputa foi acirrada até o último instante, e por fim, a regularidade apresentada durante todo o ano pela dupla da categoria Super Production, Reinaldo Varela e Marcão Macedo (Mistubishi L200RS) foi recompensada pelo título do campeonato. Amable Barrasa e Du Sachs venceram com uma etapa de antecedência no sábado (27), a Copa RallySP e no domingo (28), também por uma prova de antecedência o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, consagrando a equipe Autoliner bicampeã nos dois campeonatos com Ford F-4000.

Nos caminhões, o título ficou dividido entre o piloto da equipe Autoliner, Amable Barrasa e o navegador da equipe Petrobras Lubrax, Maykel Justo. Com a ausência de José Papacena nas duas últimas etapas, Barrasa teve a companhia de Du Sachs em seu caminhão, por isso, a divisão na pontuação. No segundo lugar, a posição foi invertida, com o piloto André Azevedo, na segunda posição, e Papacena em segundo. “De uma forma geral o objetivo foi conquistado. E nosso desafio era de conseguir o bicampeonato, o título do RallySP 2008 era desejo de toda a equipe. O empenho de todos os componentes da Autoliner ajudaram nesta conquista. Missão cumprida”, comemorou o bicampeão do RallySP Amable Barrasa (Ford F-4000).

No 6º Rally Rota dos Bandeirantes foram percorridos mais 300 quilômetros, em um total de cinco especiais (três no sábado, e duas no domingo), dentro da Fazendas N. S. Glória, Gaspar e Conceição. Até o sol apareceu para abrilhantar a última disputa da temporada que teve dobradinha nos Carros da equipe X Rally Team nas duas primeiras posições, Cristian Baumgart/ Beco Andreotti, fizeram um total de 04h16m26s5 e foram os grandes vencedores, seguidos por Marcos Baumgart/ André Sawaya com 04h18m52s8. No terceiro lugar, apareceram novamente Reinaldo Varela/Marcão Macedo (Mitsubishi L200RS), com 04h19m28s1. Já nos Caminhões, quem faturou tudo foi a dupla Amable Barrasa/Du Sachs, mesmo Sachs fazendo dupla jornada, navegou também para o piloto Marcos Moraes (Work MEM) que ficou com a sexta colocação na geral dos Carros e quarto na Protótipos.

Du Sachs levou o apelido carinhoso pelos colegas competidores de Operário Padrão” pela batalha que enfrentou com a disputa nos dois campeonatos Paulista e Brasileiro e ainda o impedimento da presença do navegador José Papacena nos Caminhões. “Foi uma experiência fantástica. A apreensão foi apenas se desse alguma zebra, mas tudo deu certo e não comprometeu a corrida de nenhum dos pilotos. Cronometramos todo o processo antes e conseguimos tanto com o Marcos como com o Amable baixar tempo, volta a volta. Naveguei quase 600 quilômetros em 10 especiais nos dois dias de prova, no final estava com sono, mas não cansado, porque tive que preparar nas noites anteriores duas planilhas, uma para cada carro”, contou o navegador.