Copa Renault Clio: categoria volta ao circuito que inaugurou em 2005

8 de outubro de 2008

Foto:Fernanda Freixosa

A sexta etapa da temporada de 2008 tem valor histórico para a Copa Renault Clio – que desde 2002 vem se firmando como uma das principais competições do automobilismo nacional . A corrida , marcada para as 13h45 deste domingo (12) no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS), representa o retorno da Copa Clio ao circuito que ela própria inaugurou em 2005, quando ainda integrava o Renault Speed Show .

Na época , a Copa Clio apresentava como novidade a adoção do etanol como combustível , mas ainda era equipada com motores de 1.6 litro . Neste ano , a categoria passou a usar novos propulsores dois litros e teve um significativo ganho de desempenho . A estréia do novo motor em todas as pistas do calendário tem provocado sensíveis quedas nos tempos de volta , e o mesmo deve acontecer em Santa Cruz.

Os pilotos costumam aguardar com expectativa a chegada da etapa gaúcha , que é considerada uma das mais interessantes do campeonato para os competidores . O autódromo gaúcho – que até o inauguração da pista do Mega Space, na região metropolitana de Belo Horizonte , era o mais novo circuito do país –, tem um traçado técnico e seletivo , que agrada aos competidores e costuma proporcionar corridas emocionantes .