F-Truck: Felipe Giaffone supera Roberval Andrade

11 de outubro de 2008

Foto:Divulgação

O paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) foi o piloto mais rápido no primeiro dia de treinos livres para a oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, marcada para este domingo (12) no Autódromo Internacional de Curitiba.

Pelo menos no primeiro dia de treinos, o favorecimento do traçado de média para alta velocidade aos caminhões de motores de 12 litros ainda não ficou tão claro apesar do comentário unânime nos boxes. Mesmo que entre os cinco primeiros três sejam F-Truck de 12 litros , Roberval Andrade (Scania) em segundo, Beto Monteiro (Scania) em terceiro e Wellington Cirino (Mercedes-Benz) em quarto. Os outros dois são F-Truck de motores de oito litros com Felipe Giaffone em primeiro e Valmir Benavides , o Hisgué, em quinto, os dois com caminhões Volkswagen.

Mas para o piloto mais rápido do dia, não há dúvida de que Wellington Cirino e Geraldo Piquet com os Mercedes-Benz da ABF Competições não mostraram todo poder de força. “Consegui o melhor tempo em uma volta com queima de radar e puxado pelo Renato (Martins). Os Mercedes não andaram tudo que podem”, afirmou Felipe Giaffone. “O Cirino me passa na reta oposta de passagem”, confirma a declaração de Felipe, seu companheiro de equipe, Valmir Benavides.

Wellington Cirino garante que a equipe está fazendo o trabalho normal de acerto para o sábado de classificação e a corrida de domingo. “Estamos trabalhando e não estamos escondendo jogo”, garante Cirino que marcou o terceiro tempo com seu companheiro Geraldo Piquet em oitavo.

Dois pilotos foram surpresas nesse primeiro dia de treinos livres em Curitiba.  O paulista Djalma Fogaça que marcou o nono tempo, voltando a andar entre os dez primeiros depois de novas configurações em seu Ford Cargo que ainda passa por desenvolvimento no sistema de alimentação eletrônica e o também paulista Adalberto Jardim, em décimo, que a cada prova vem melhorando o rendimento do novo F-Truck Iveco.

Um grupo de pilotos que correm com a mesma marca de caminhões promete despontar de vez no autódromo de Curitiba. São cinco pilotos que correm com a marca Volvo e que hoje formam o time com os modelos mais novos da categoria. Com a cabine do modelo VM montada em cima da mecânica do modelo FM de 12 litros , o time dos Volvo é formado pelos paranaenses Diumar Bueno, Fabiano Brito e João Carlos Maistro, o catarinense Luiz Carlos Zappeline e o gaúcho Regis Boéssio. “Ainda estamos acertando o novo modelo, mas até domingo estaremos andando bem melhor”, prognostica Luiz Carlos Zappeline, o 12º colocado nos treinos desta sexta. A prova no domingo tem a largada marcada para as 13h20, com a transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.