GT3 Brasil: Valdeno Brito faz história e crava primeira pole position para a Porsche

11 de outubro de 2008

Foto: Miguel Costa Jr.

Depois de levar o Porsche 997 GT3 Cup Boxer ao primeiro pódio de sua história no Telefônica Speedy GT3 Brasil, o piloto paraibano Valdeno Brito Filho conquistou neste sábado , em Santa Cruz do Sul (RS), a primeira pole position da marca alemã na competição. Já com a pista seca após uma manhã de chuvas na região , ele fechou a segunda sessão de classificação do dia com a marca de 1min19s089, e superou o favoritismo teórico do Ford GT V8 de Xandy Negrão – autor das melhores voltas na sexta-feira –, que vai largar em segundo com 1min19s750. Ingo Hoffmann , com Lamborghini Gallardo V10, abre a segunda fila com o tempo de 1min19s801.

Na primeira sessão classificatória – que definiu o grid de largada para a corrida inicial do domingo –, a melhor marca foi de Andreas Mattheis , com 1min21s748. Walter Salles , com 1min22s223, vai largar em segundo , enquanto Norberto Gresse Filho , voltando ao volante do Porsche depois de estrear na GT3 em Brasília, fechou o ensaio em terceiro com 1min22s460. A diferença entre os tempos do primeiro e do segundo grupos pode ser explicada pela melhoria nas condições da pista , que passou a secar rapidamente após a dispersão das nuvens de chuva , ocorrida no início da tarde . “É a primeira pole position da Porsche e este é um resultado maravilhoso ”, disse Valdeno, vencedor da Corrida do Milhão de Dólares realizada pela Stock Car recentemente. “Conseguimos evoluir bastante no acerto do carro desde a prova do Rio de Janeiro . Eu confesso que esperava largar entre os três primeiros , mas não na pole. No nosso treino a pista ainda tinha alguns trechos úmidos , e minha vantagem foi conseguir aproveitar melhor essa condição . Se a previsão para amanhã for de pista seca , é bom demais . Nosso carro está rápido e, agora, só nos resta buscar a primeira vitória para um Porsche na GT3 do Brasil”, acrescentou o paraibano .

Xandy Negrão classificou a sessão oficial deste sábado como “boa para o campeonato ”. O piloto campineiro referia-se, claro, à sua própria campanha pelo título, já que os principais rivais dele e de seu parceiro Andréas Mattheis ( Walter Salles e Ricardo Rosset ) vão largar atrás de seu Ford GT. “Entrei na pista com o acerto para pista molhada , e meu carro saía muito de traseira , principalmente na entrada do Esse de Alta ”, comentou Negrão.

A primeira corrida do GT3 neste domingo valerá pela 11ª etapa da temporada e acontece às 10h35. Também com uma hora de duração, a 12ª etapa largará às 15h20. Para comemorar o Dia das Crianças , menores de 0 a 12 anos de idade entrarão gratuitamente no Autódromo de Santa Cruz do Sul. Texto : Rafael Durante

A GT3 será transmitida pelo site www.racetv.com.br