Montadora brasileira entre as melhores do mundo

13 de outubro de 2008

Segundo recente pesquisa realizada pela empresa coreana Advanced New Resolution, ANR, e comparada às demais análises de 46 outros países distribuidores da marca, a Kia Motors do Brasil ficou com a 3ª colocada no ranking mundial de evolução da satisfação do cliente com o atendimento em pós-vendas. A importadora brasileira atingiu 81 pontos na pesquisa deste ano, ultrapassando a média global de 80 pontos. 

Anualmente, a Kia Motors Corporation desenvolve pesquisa de satisfação do consumidor relacionada a venda e pós-venda de seus produtos e distribuidores. Após a pesquisa desenvolvida, são contratadas empresas para operacionalizar a ação simultaneamente em cada país.

A pesquisa de satisfação de clientes em vendas considerou as respostas de todo comprador de veículo da marca no país, de janeiro a dezembro de 2007. Já no pós-vendas foram considerados os consumidores de veículos de março de 2006 a fevereiro de 2007. Na pesquisa de Satisfação do Cliente em Vendas, a Kia Motors do Brasil foi a sexta colocada, cujo ranking foi composto de 36 países, com 866 pontos, considerando a média global da marca que é 811 pontos. Para a pesquisa de Satisfação em Vendas são considerados fatores como facilidade de negociação, aparência do vendedor, cortesia e simpatia, processo claro e objetivo de negociação; facilidade de obtenção de financiamento, explicação sobre as características e a operação do veículo além da valorização do dinheiro investido.

Já na pesquisa de pós-vendas são avaliados fatores como facilidade no agendamento do serviço necessário, cumprimento de prazo, localização de fácil acesso, custo de manutenção, além de itens diretamente ligados ao trabalho realizado, tais como habilidade para diagnosticar problemas, qualidade na execução de serviços e disponibilidade de peças necessárias.