Fórmula Ford: Brasileiro Victor Corrêa larga na pole no Mundial de Fórmula Ford

17 de outubro de 2008

Foto:Divulgação

O Brasil saiu na frente no tradicional Festival Mundial de Fórmula Ford. O mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Cooparaiso) conquistou nesta sexta-feira (17/09) a pole position para a primeira quarta-de-final do campeonato que reúne os principais nomes da categoria em todo o mundo. “Estou feliz demais. Para mim é como se fosse um título largar na frente entre tantas feras no campeonato mundial de Fórmula Ford”, afirma o piloto que faz sua primeira temporada no automobilismo europeu. A primeira corrida acontece no sábado (18/09), às 11h10 (horário de Brasília), no renomado Autódromo de Brands Hatch, na Inglaterra.

Com céu aberto e temperatura na casa dos 20 graus, Victor Corrêa dominou completamente a definição do grid de largada. Qualquer uma de suas quatro melhores voltas seria suficiente para lhe dar a primeira colocação. O brasileiro registrou sua melhor passagem em 47s900, mais de um décimo de segundo a frente de seu adversário mais próximo. “O carro está rápido, veio muito bem. Nós mexemos algumas coisas depois dos treinos livres e funcionou muito bem com pneus novos”, explica o titular da Jamun Racing.

A segunda colocação ficou com o australiano Tim Blanchard, campeão em seu país e vice-campeão da Fórmula Ford Inglesa. O experiente holandês Sepp Koster, de 34 anos, que já competiu na Fórmula Toyota Atlantic e foi campeão da Fórmula Ford belga e holandesa na década passada, completa os três primeiros. “Ficar na frente de pilotos vencedores e experientes me dá ainda mais motivação para a seqüência do Festival Mundial”, conta Victor. Estão participando 40 pilotos de 10 países diferentes. A outra quarta-de-final terá como pole position o holandês Chris Maliepaard, terceiro no campeonato inglês. Também participam do campeonato o norte-irlandês Wayne Boyd, atual campeão inglês de Fórmula Ford, que larga em quinto, o inglês Nick Tandy, atual campeão do Festival, e o dinamarquês Kevin Magnussen, campeão na Dinamarca e filho do ex-piloto de F1 Jan Magnussen, vencedor do torneio mundial em 1992. 

O representante de Alfenas – sul de Minas Gerais – agora está focado em conseguir um bom resultado na primeira corrida eliminatória do fim de semana. “Eu estou rápido e confiante. Tenho que fazer uma boa largada, manter minha posição e acelerar. Chegar na frente vai ser fundamental para largar bem na semifinal”, lembra o piloto da Unifenas/Flash Power/Cooparaiso. As semifinais e a grande final do Festival acontecem no domingo (19/10). Com a pole position Victor se torna um dos favoritos naturais a vencer o tradicional torneio que acontece anualmente desde 1972. Trinta e cinco pilotos de onze nacionalidades diferentes já levaram o título para casa, incluindo os brasileiros Chico Serra (1977), Roberto Pupo Moreno (1980) e Niko Palhares (1989). Nada menos do que 14 campeões do Festival Mundial chegaram à F1. Além de Moreno e Serra, a lista inclui nomes como Johnny Herbert, Eddie Irvine, Mark Webber e Jenson Button, entre outros.