GP da Austrália foi ruim para brasileiros

26 de outubro de 2008

Em uma corrida sem fortes emoções os pilotos brasileiros não conseguiram bons resultados no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula Indy, uma prova extra competição. Na pista de de Surfer´s Paradise o australiano Ryan Briscoe, da Penske venceu em casa para a alegria do público presente.

O brasileiro Tony Kanaan ocupava a 5ª colocação no GP da Austrália, após largar na 8ª posição, quando a suspensão traseira direita do Dallara/Honda número 11 quebrou o obrigando a abandonar a etapa comemorativa da Fórmula Indy. No circuito de Surfer´s Paradise, o campeão da categoria de 2004 fazia uma boa prova e tinha chances de brigar para estar no pódio. No entanto, na volta 34 das 60 no total, o brasileiro tentava ultrapassar o norte-americano Ryan Hunter Reay quando a quebra aconteceu o impedindo de continuar na prova, apenas se arrastou aos boxes.

“Trabalhamos muitos nesses dias depois dos treinos não terem sido tão bons, e realmente tínhamos um grande carro na corrida. Infelizmente, a suspensão traseira direita quebrou e acabou com as nossas chances. Eu não bati em nada, simplesmente senti que tinha alguma coisa errada. Acho que terminaríamos no pódio e com certeza isso me deixa ainda mais decepcionado”, comentou o baiano, 3º colocado na pontuação geral desse ano.

A vitória ficou com o australiano Ryan Briscoe, da Penske, que herdou a dianteira na volta 16 quando o seu compatriota, Will Power, pole-position, bateu sozinho no muro. Scott Dixon, da Ganassi, foi o segundo e Ryan Hunter Reay, da Rahal Letterman, completou o pódio. Com a realização da prova no “paraíso dos surfistas”, a Fórmula Indy encerra a temporada 2008.

O bnrasileiro mais bem colocado foi Hélio Castroneves, da Penske, em sétimo.  Vitor Meira da Aj Foyt foi o décimo-quarto; Bruno Junqueira, da Dale Coyne o décimo-quinto;  Jaime Câmara, da Conquest o décimo-nono. A primeira corrida de 2009 será no dia 5 de abril, no circuito misto de St.Petersburg, na Flórida.

Texto: com colaboração de Anderson Marsili