Massa vence e Lewis comemora o título

2 de novembro de 2008

Soberano na pista, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, mas o título ficou com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren que durante toda a prova se manteve dentro do limite matemático para ser dono do título de pilotos na temporada.

Bastava a quinta posição e foi em quinto que hamilton terminou. O britânico caiu para a sexta posição na penúltima volta, resultado que beneficiava Massa. Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock, que tentava se manter na pista com pneus para seco enquanto a  chuva, banhava o autódromo.

Massa, então, terminou a corrida em primeiro, para delírio do público em Interlagos, que dava a festa como certa. Faltava apenas Hamilton cruzar a linha de chegada em sexto. No entanto, o alemão Timo Glock teve problemas com sua Toyota na subida da junção, uma das últimas curvas, e foi perdendo velocidade. Com isso, Hamilton ganhou de graça a quinta posição, e o ponto a mais que lhe garantiria o título.

O piloto da McLaren terminou o ano com 98 pontos, um a mais que Massa em uma das decisões mais emocionantes da história da categoria, o inglês se tornou o piloto mais jovem a conquistar o Mundial, aos 23 anos, nove meses e 27 dias de idade, quebrando o recorde de seu ex-companheiro de equipe, Alonso, campeão em 2005 aos 24 anos, 1 mês e 27 dias.

Além disso, a conquista representou o fim do jejum de títulos dos ingleses na categoria. O último representante do país a triunfar na F-1 havia sido Damon Hill, em 1996.

Confira o resultado do GP do Brasil de Fórmula Um.