Copa Nextel Stock Car apresenta seu novo carro para a temporada 2009

19 de novembro de 2008

 

Foto:Duda Bairros/Vicar

A Copa Nextel Stock Car estará de ‘roupa nova’ em 2009. Principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car prepara-se para uma temporada ainda mais emocionante. Uma das atrações será o novo carro, que substituirá o atual projeto com nove anos de existência. Segurança, evolução tecnológica, custos baixos de manutenção e design moderno são as premissas do projeto desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que promete tornar ainda mais forte a categoria. No ano que vem, a Copa terá 16 equipes e grid com 32 carros.

O carro foi uma das atrações da apresentação do plano comercial da Vicar e da TV Globo para a próxima temporada, realizado na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, e que contou com a presença de patrocinadores, apoiadores, imprensa e dos pilotos Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Felipe Maluhy, Popó Bueno, Átila Abreu, Nonô Figueiredo, Alan Khodair e Paulo Gomes. O evento também serviu para homenagear um dos maiores nomes da categoria: o supercampeão Ingo Hoffmann, vencedor de 12 edições da competição, e que no ano que vem deixará de competir na Copa Nextel Stock Car. Por isso, o modelo 2009 leva o nome e o número 17 do “Alemão”, sem dúvida um dos responsáveis pelo crescimento da Stock Car.

Foto:Duda Bairros/Vicar

O carro utiliza o que há de mais moderno no mundo em termos de materiais e conceito. Além da utilização de materiais nobres, como fibra de carbono, magnésio e alumínio, que tornam o carro mais leve e ao mesmo tempo mais resistente, há ainda o câmbio XTrac, posicionado na parte traseira (como acontece nos monopostos) e as rodas OZ de cubo rápido mais leves. Tudo isso resultou em 50 quilos a menos no peso em relação ao carro atual.

A segurança foi uma das premissas básicas do modelo 2009. O novo carro terá o banco do piloto em Dural, com proteção lateral para a cabeça, sendo o mesmo utilizado pela Nascar, nos Estados Unidos. O posicionamento do piloto, mais próximo do centro do carro, permitirá mais facilidade para entrar e sair do veículo. Além disso, o design estrutural permitirá a abertura do teto, o que facilitará a retirada do capacete e imobilização do piloto em caso de acidente.

Mais informações no site http://stock.car.com.br