Curitiba recebe etapa do Internacional Rally Challenge

14 de janeiro de 2009

Foto:IRC

África do Sul, Bélgica, Portugal, Itália, Quênia, Turquia, Rússia, República Tcheca, Suíça, China e Espanha. Em apenas três temporadas, o Intercontinental Rally Challenge, ou IRC, passou por todos esses países, firmando-se como um campeonato de dimensões mundiais, que terá novas fronteiras superadas em 2009. A competição virá pela primeira vez à América do Sul. Entre as novidades para o calendário deste ano, os organizadores confirmaram a realização de uma etapa no Brasil, nos dias 5, 6 e 7 de março, em Curitiba, no Paraná. A estréia do Brasil no calendário será como segunda etapa do IRC. A temporada começa na semana que vem, nos dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, com o Rallye Monte Carlo, em Mônaco.

Criado em 2006, o IRC utiliza carros que hoje são considerados praticamente uma plataforma para os modelos que serão adotados a partir de 2010 no campeonato de rally mais famoso do mundo, o World Rally Championship, ou WRC. Entre as marcas presentes no IRC destacam-se Peugeot, Skoda, Fiat e Mitsubishi.

A preparação para a inédita etapa brasileira já começou. O percurso, próximo à Serra da Graciosa, região de muita tradição no rally brasileiro, está definido e terá um total de 699 km, incluindo especiais e deslocamento. Só de trecho cronometrado, serão 225 km. Além de integrar o calendário do IRC, o Rally da Graciosa será válido também para os campeonatos Paranaense, Brasileiro e Sul-Americano, o que deve reforçar o número de inscritos. A largada promocional será às 15h00 do dia 5 de março, no centro de Curitiba.