GT3 promove equilíbrio com novo regulamento

22 de janeiro de 2009

Foto: Miguel Costa Júnior

A temporada 2009 do Telefônica Speedy GT3 Brasil começa no dia 26 de abril com várias novidades idealizadas para aumentar ainda mais a competitividade entre as duplas que pilotam os supercarros mais cobiçados do automobilismo nacional. Dois destaques são o novo sistema de formação de duplas e a adição dos chamados “lastro de graduação” e “lastro desportivo”.

Novas combinações – Segundo o diretor-técnico da GT3, a base do novo regulamento de formação de duplas é o sistema de graduação de pilotos. Os competidores continuam a ser divididos nas classificações Platina, Ouro, Prata e Bronze, porém com algumas mudanças nos critérios. “A graduação dos pilotos é feita com base no currículo do competidor. Isso nos dá a medida de sua capacidade, e o posiciona como um piloto mais forte ou ainda em evolução dentro do grupo de participantes. Depois de ser graduado como Platina, Ouro, Prata ou Bronze, o piloto pode optar por um parceiro de equipe dentro das combinações permitidas pelo regulamento”, detalha Sznelwar.

Foto: Miguel Costa Júnior

Para garantir o equilíbrio, os carros de duplas com maior graduação (os competidores de maior experiência) terão de levar o chamado “lastro de graduação”. Assim, as duplas formadas por dois pilotos Ouro levarão no carro um lastro de graduação de 60 quilos, enquanto uma parceria Platina-Prata terá 30 quilos extras no carro. A combinação de Ouro-Prata resultará em um excedente de 15 quilos. As duplas formadas com pelo menos um piloto Bronze, que formam o grupo de competidores menos experientes, não levará lastro de graduação.

Os resultados na pista também resultarão em adição de peso ao carro, o chamado “lastro desportivo”. Ele será definido após cada rodada dupla (e não a cada corrida, para que o acerto dos carros não seja prejudicado durante aquele determinado fim de semana), obedecendo a pontuação somada após as duas provas de cada evento. O carro da dupla que, na soma dos resultados das duas provas do fim de semana, tiver a melhor pontuação, carregará a partir da rodada seguinte um lastro de 30 quilos. O segundo (20 quilos) e terceiro (10) também levarão lastro extra.

Foto: Miguel Costa Júnior

Nos eventos seguintes, as duplas que receberem o lastro desportivo poderão perder o lastro, também dependendo de sua classificação na soma das provas do fim de semana. “Quem terminar em quarto, quinto ou do sexto lugar em diante, perderá 10, 20 ou 30 quilos, respectivamente”, observa Ivo Sznelwar. “Dessa forma, teremos um equilíbrio tanto de pilotos quando de carros que será constantemente ajustado ao longo do campeonato, trazendo mais disputas e alternância de posição, com mais emoção para o público que for aos autódromos para assistir às provas”, finaliza o diretor-técnico do Telefônica Speedy GT3 Brasil.