Recordista de poles na categoria, Rafael Derani é pole na Maserati

7 de fevereiro de 2009

Foto:AS Images/Divulgação

Nos moldes da Fórmula 1, o Itaipava Trofeo Maserati adotou pela primeira vez neste sábado (7) o chamado Top Qualifying, que reúne os mais rápidos da sessão classificatória para uma disputa particular – esta vencida por Rafael Derani. O recordista de poles da categoria foi o mais veloz entre os seis pilotos que passaram para a fase seguinte, registrando 1min47s799, garantindo o primeiro lugar na etapa que abre a temporada 2009. A corrida está marcada para domingo (8), às 14h00, em Interlagos, com transmissão ao vivo pela Record News.

Pensando principalmente na corrida, já que os pilotos terão que largar com os mesmos pneus que usaram no treino classificatório, o pole position optou por uma estratégia arriscada, pensando em poupar os compostos.  Ao lado dele, na primeira fila, estará Pedro Queirolo. Ele ficou com o segundo melhor tempo, em 1min48s258, confirmando o bom desempenho apresentado nos treinos livres.

Foto:AS Images/Divulgação

De acordo com Rafael Derani, a experiência na GT3 Brasil, que também tem pit stop, não pesa tanto assim: lá, não há troca de pneus e existe um tempo mínimo para as paradas. “Tudo vai depender de como eu estiver posicionado, se vai chover ou não, fica difícil antecipar uma estratégia. Mas a equipe está bem treinada”, acrescentou. Rafael Derani e Pedro Queirolo precisam também olhar com atenção para a segunda fila, que terá Bruno Garfinkel, em terceiro, e Cleber Faria, em quarto. Os dois vêm andando bem desde sexta-feira (6).

Os seis primeiros no grid de largada em Interlagos foram:1 Rafael Derani (CRT/Taedda), 1min47s799 – 2 Pedro Queirolo (Itaipava R. Team/MultiSolution), 1min48s258 – 3 Bruno Garfinkel (Pure Sport/Scuderia 111), 1min48s603 – 4 Cleber Faria (Itaipava Racing Team/Itaipava), 1min48s819 – 5 Valter Rossete (Greco/Vivo), 1min48s976 – 6 Henrique Assunção (RJ Racing/Metalthalga), 1min49s183.