Rally de Curitiba:Última vitória de estrangeiros na prova foi em 2001

16 de fevereiro de 2009

Foto:IRC/Divulgação

Foram dez anos sem que os brasileiros pudessem interromper o domínio imposto pelos estrangeiros no Rally da Graciosa. Argentinos, paraguaios e uruguaios venceram absolutamente todas as edições da prova entre 1992 e 2001. Uma superioridade técnica que voltará a ser vista em 2009. Só que em dimensões ainda maiores. Agora, a lista de inscritos contará também com ingleses, franceses, belgas, italianos, finlandeses. Não foi à toa que este passou a ser chamado Rally Internacional de Curitiba.

A prova fará parte de dois campeonatos internacionais neste ano. Um deles disputado por todo o continente, o Rally Codasur, e o outro de proporções mundiais, o Intercontinental Rally Challenge – IRC, que passará pela primeira vez pelo Brasil e pela América do Sul. O que ajudou a aumentar o nível da lista de inscritos. Apesar de não estar finalizada, ela já traz uma idéia da qualidade dos participantes. Começando pelos atuais campeões, os franceses Nicolas Voilloz e Nicolas Klinger, que disputarão a prova com um Peugeot 207 S2000. 

Foto:IRC/Divulgação

Mesmo modelo que venceu a etapa abertura da temporada do Intercontinental Rally Challenge, o Rally de Monte Carlo. Carro, aliás, que estará no Brasil. Aqui, nas mãos da dupla inglesa Kris Meeke e Paul Nagle, que excepcionalmente nesta prova ocuparão o cockpit pertencente aos ganhadores da competição que abriu o campeonato de 2009, os franceses Sebastien Ogier e Julien Ingrassia. Também estão confirmados os belgas Freddy Loix e Isidoor Smets, que ocupam o segundo lugar no campeonato, pilotando também um Peugeot 207 S2000.

Foto:IRC/Divulgação

Há um sul-americano com boas chances de incomodar todos esses europeus: o argentino Marcos Ligato, que correrá com Ruben Garcia, pilotando um Mitsubishi Evo 10. Marcos Ligato não só reúne a experiência de ralis disputados no mundo inteiro, inclusive no WRC, o World Rally Championship, como também conhece bem o tipo de rali disputado no Brasil. Ele chegou a vencer uma edição do Rally da Graciosa, em 2000, na época com um Subaru Impreza, já no final dos dez anos de domínio estrangeiro na prova. Que tem tudo para se repetir em 2009. Seja com os sul-americanos, seja com os europeus.

O representante brasileiro inscrito na principal categoria do IRC, a N4 é o atual vice-campeão brasileiro de rally, Oswaldo Scheer, que disputará o Rally Internacional de Curitiba com um Mitsubishi Evo 9, com Gilson Rocha. A lista inicial de inscritos conta com 34 carros – divididos entre Intercontinental Rally Challenge, Rally Codasur e Campeonato Brasileiro de Rally. A etapa vale para os três calendários. O parque de apoio do rali será montado dentro do autódromo local, que no mesmo fim de semana receberá também uma prova do WTCC – World Touring Car Championship.