Fórmula 3: Buzaid desenvolve carro Dalara-Volkswagem

1 de março de 2009

Foto:Jakob Ebrey

O brasileiro Adriano Buzaid teve nesta semana o primeiro contato com o equipamento com o qual disputará seu campeonato de estréia na Fórmula 3 Inglesa. Ele esteve presente nos testes coletivos que marcaram a abertura da pré-temporada, na última terça-feira (24), em Snetterton. Foi a chance de experimentar o novo conjunto Dallara-Volkswagen da equipe T-Sport. O motor é a grande novidade da categoria em 2009, na tentativa de ameaçar o domínio imposto pela Mercedes-Benz. A outra fornecedora é a Mugen Honda.

Na opinião do piloto, esse primeiro treino coletivo serviu para dar início ao trabalho de desenvolvimento do novo conjunto. Antes, ele havia feito apenas um shakedown no carro, em Silverstone. “Nós saímos com duas coisas completamente novas: o pacote aerodinâmico da Dallara e o motor Volkswagen. Como foi a primeira vez que andamos, ainda temos bastante para desenvolver até o início do campeonato”, contou Adriano Buzaid, oitavo colocado na folha de tempos. O mais rápido foi o britânico Riki Christodoulou.

Foto:Jakob Ebrey

No caso dele, o teste serviu apenas como uma espécie de reconhecimento do equipamento. Os outros times já haviam feito testes particulares, mas para a T-Sport foi mesmo a primeira experiência. “O trabalho começa a ficar mais intenso na semana que vem, com um teste privado que temos em Pembrey, no País de Gales. Agora, já recebemos o mapa aerodinâmico da Dallara, que ajuda muito no acerto, e o motor novo da Volkswagen estará pronto no fim de março”, revelou o piloto, que volta às pistas, agora de forma particular, na terça-feira (3).

O próximo teste coletivo está marcado somente para daqui duas semanas, em Oulton Park, já com a presença de todos os times. Nesta primeira sessão, algumas equipes não compareceram porque seguem em fase de negociações. Adriano Buzaid, que tem contrato assinado para toda a temporada com a T-Sport, será companheiro de equipe do inglês Wayne Boyd, revelação da Fórmula Ford Inglesa. “Ele treinou bastante no fim do ano passado, então chega com uma boa experiência com carros da categoria, o que é importante para a equipe”, concluiu Adriano Buzaid.