Arrancada: Prova dos 316 anos de Curitiba será realizada em março

4 de março de 2009

Nos dias 13, 14 e 15 de março acontece a abertura do Campeonato Paranaense de Arrancada 2009 no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. A Etapa Curitiba 316 anos – uma homenagem para a capital paranaense que faz aniversário no dia 29 de março – deve reunir mais de 200 carros preparados. “Os pilotos estão ansiosos para acelerar na reta de 402 metros . O último evento de arrancada em Curitiba aconteceu no início de dezembro e após três meses de muita preparação devemos ter tempo baixo na pista”, diz o diretor da Força Livre Motorsport, Eduardo Pereira, que é organizador da competição.

Neste ano, as novidades para o público e pilotos são as largadas eliminatórias e a unificação de regulamentos nas principais competições do País. “Todos os pilotos inscritos vão largar três vezes. Na quarta largada teremos os 20 melhores em cada categoria. Após a definição dos quatro melhores tempos teremos largadas eliminatórias para definir o campeão de cada categoria. O primeiro vai largar com o quarto e o segundo com o terceiro. Os vencedores disputam o primeiro lugar e os perdedores o terceiro”, explica o diretor da Força Livre Motorsport, Adalberto Monteiro.

Antes de alinharem no início da reta de 402 metros de extensão do Autódromo Internacional de Curitiba, os competidores, divididos em 21 categorias – de acordo com o regulamento -, entrarão de dois em dois na pista para fazerem o burnout, que é o aquecimento dos pneus.

Na arrancada, vale também o tempo de reação do piloto – tempo que ele leva para olhar para o semáforo e começar a acelerar. A reta marca cinco parciais de tempo: 60 pés (cerca de 18 metros ), 100 metros , 201 metros , 300 metros e 402 metros .