Djalma Fogaça e Valmir Benavides foram os mais rápido na sexta

6 de março de 2009

Foto:Divulgação

O primeiro dia de treinos livres da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck apontou o paulista Djalma Fogaça (Ford) (foto) como o piloto mais rápido em Guaporé, local da etapa de abertura da temporada de 2009 da Fórmula Truck. Fogaça fechou sua volta em 1min28s038, a uma média horária de 125,945 Km/h, apenas 142 milésimo abaixo do tempo de Valmir Benavides (Volkswagen) o segundo tempo e o mais rápido na primeira sessão, com 1min28s180. “Hoje marcamos esse tempo com um trabalho de chassi. Amanhã, ainda temos freio e motor para trabalharmos e melhorar um pouco mais”, diz Fogaça, animado com o resultado da preparação feita para o início do ano de seus Ford Cargo.

As duas sessões de treinos livres foram realizadas com tempo bom, sem chuva, mas também sem o sol forte que atingiu a região durante toda a semana. A colaboração veio de uma nuvem estacionada bem em cima do circuito e que deixou com que os F-Truck andassem rápido sem problemas de aquecimento. Sete pilotos andaram abaixo de 1 minuto e 29 segundos, tempos somente conseguido no ano passado por Renato Martins e Valmir Benavides, os dois Volkswagen nas duas primeiras posições do grid de 2008.

Foto:Divulgação

Dois acidentes graves aconteceram neste primeiro dia de treinos em Guaporé, sendo um em cada sessão. O primeiro com o Ford Cargo de Urubatan Helou, que poderia ter tido proporções trágicas, se o piloto não estivesse diminuído a velocidade para uma volta em que entraria nos boxes. Urubatan saiu reto na curva do radiador e atingiu a casinha onde ficam dois fiscais de pistas.

O outro acidente acontecido na segunda sessão foi com o piloto argentino Gaston Mazzacane (Mercedes-Benz) (foto) . Nada aconteceu com o piloto, mas seu F-Truck ficou completamente destruído e o piloto ficará de fora da etapa de estréia de 2009. A programação para este sábado tem os seguintes horários: das 09h00 às 10h00 – 3º treino livre, das 11h00 às 12h00 – 4º treino livre, das 14h00 às 15h30 – treino classificatório e das 15h45 às 16h15 – a super classificação com os oito melhores da primeira tomada. A prova no domingo tem a largada marcada para as 13h05, com uma programação intensa antes da prova, incluindo o show com os Pace Truck às 11h50.