GT3 Brasil terá Piloto de testes oficial

6 de março de 2009

Foto:Divulgação

A GT3 brasileira anunciou nesta quinta-feira (5) ue irá realizar no País um programa de equilíbrio de desempenho nos mesmos moldes do produzido anualmente na Europa. Até a temporada 2008, o Telefônica Speedy GT3 Brasil teve o fator de equiparação técnica dos supercarros determinado pelo programa europeu – que também estabelece as modificações para os campeonatos da França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Itália. Para realizar os testes a categoria trará ao País o piloto francês Christophe Bouchout, que também é o responsável pelos testes de equilíbrio de desempenho realizados sob supervisão da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Aqui, a coordenação técnica ficará a cargo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), órgão nacional filiado à FIA.

“Em virtude das diferenças entre as pistas em que a GT3 compete na Europa e no Brasil, além do clima tropical que aqui faz os carros sofrerem muito mais do que na Europa, decidimos realizar o nosso próprio processo de equilíbrio de desempenho utilizando os mesmos parâmetros e metodologia que são adotados pela FIA na Europa”, explica Ivo Sznelwar, diretor-técnico da SRO Latin America, empresa que organiza o Telefônica Speedy GT3 Brasil. “Ou seja, vamos replicar aqui o processo realizado na Europa, só que colocando na equação as características que diferenciam as condições de corrida nas duas regiões”.

 Os treinos de equilíbrio de desempenho brasileiros ocorrerão em Interlagos e no Autódromo de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nos dias 21 e 22 de abril, e 26 e 27 de maio. Os dados coletados pelo piloto de testes oficial da FIA para a GT3 serão enviados para a Data Analysis Tools and Simulation (Datas Limited), na Alemanha, a mesma empresa que processa e analisa os dados coletados para a equalização européia. Sob coordenação do engenheiro Steffen Kosuch, a equipe da Datas Limited apresentará os resultados em dois dias.

 Christophe Bouchout  tem em seu currículo vitórias nos mais importantes eventos de Gran Turismo do mundo: venceu as 24 Horas de Le Mans, as 24 Horas de Spa-Francorshamps, 24 Horas de Daytona e, inclusive, as 1000 Milhas Brasileiras de 2006, ao lado de Nelson Piquet. E foi, ainda, tricampeão do FIA GT.  A temporada 2009 do Telefônica Speedy GT3 Brasil começa no dia 26 de abril, em São Paulo.