Peugeot conquista vitória na primeira prova brasileira do Intercontinental Rally Challenge

9 de março de 2009

A vitória da Peugeot na categoria principal do Rally Internacional de Curitiba foi conquistada com dobradinha pelos pilotos Kris Meeke e Nicolas Vouilloz, com o Peugeot 207 S2000; entre os brasileiros destaque para Rafael Túlio e Marcos Tokarski, campeões nas categorias N2 e A6 a bordo do Peugeot 206. A  cidade  de  Curitiba  (PR)  foi  o  centro  das  atenções dos amantes do automobilismo  entre  os  dias  05  e 07 de março. Isso porque a região foi escolhida   para   sediar   a   primeira   etapa  sul-americana  do  IRC  – Intercontinental  Rally  Challenge, disputa de rali mundial promovida com a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Os holofotes ficaram voltados para as equipes da Peugeot – Marca campeã nas temporadas  2007  e  2008 e atual líder do campeonato – e para o 207 S2000, que  pela primeira vez aportou em terras brasileiras. E, mais que isso, foi responsável  pela dobradinha conquistada pela Marca na categoria principal:ao  final das 13 especiais disputadas em sete trechos diferentes durante os dois  dias  de  prova  (06 e 07/03), o público viu subir ao topo do pódio a dupla  formada  por Kris Meeke e Paul Nagle, da equipe Peugeot UK, seguidos pelo  francês  Nicolas Vouilloz e seu navegador Nicolas Klinger, da Peugeot Team Belux.

A  vitória  de  Meeke  foi  resultado  do ótimo desempenho durante a etapa,válida  pela  segunda  da  temporada, em especial na disputa de sexta-feira (06/03),  quando  foi  o mais veloz e registrou os melhores tempos nas sete especiais  do  dia. A vantagem permitiu que o piloto se mantivesse à frente dos  concorrentes  mesmo  vencendo apenas duas das seis especiais de sábado (07/03), garantindo assim a vitória da dupla.

Com  esta  conquista,  o  irlandês  soma  10  pontos na classificação entre pilotos, que lhe garantem a segunda posição no campeonato. Segundo colocado no  Rally  Internacional  de  Curitiba,  o  piloto Nicolas Vouilloz ocupa a quinta  posição na classificação, com oito pontos. A liderança continua nas mãos  do  piloto  belga  Freddy  Loix,  que completou a etapa brasileira em quarto lugar.Entre  os  brasileiros,  destaque  para  Rafael Túlio, que conseguiu a nona colocação na classificação final, a melhor entre os competidores do país. O piloto,  tricampeão da Copa Peugeot, participou da disputa com o auxílio do navegador  César  Valandro  e conquistou o primeiro lugar na categoria N2 a bordo de um Peugeot 206 1.6.

Na  categoria  A6,  mais  um  destaque para a Peugeot, já que a disputa foi vencida pela dupla formada pelo paranaense Marcos Tokarski, vice-campeão da Copa  Peugeot  2008,  e a navegadora Beatriz Gavleta, também com um Peugeot 206 1.6.

Fotos:Peugeot: