Toyota comemora 15 anos do lançamento mundial do RAV4

11 de março de 2009

A Toyota comemora neste mês de março os 15 anos do lançamento mundial e os 10 anos do início das vendas no Brasil de um carro que revolucionou o segmento dos utilitários esportivos: o RAV4. O modelo se destacou no mercado por ter sido o primeiro comercial leve com tração integral nas quatro rodas desenvolvido sobre a plataforma de um automóvel de passeio.

Com características predominantemente urbanas, mas com a vocação comum aos modelos Toyota para o off-road, o RAV4, cujo nome é uma abreviação de “Recreational Active Vehicle 4-Wheel Drive”, ou Veículo de Recreação Ativa com tração nas 4 rodas, em tradução livre, traz no seu nome a proposta para a qual foi criado.

Desde o lançamento, o RAV4 tem como admiradoras pessoas de espírito jovem, exigentes e bem-sucedidas, que valorizam design externo, conforto e excelente acabamento interno e, ao mesmo tempo, não abrem mão de desempenho no asfalto e também em terrenos inóspitos.  Originário da planta de Tahara, no Japão, a produção do RAV4 acumula, em 15 anos, mais de 3 milhões de unidades. O modelo é comercializado em mais de 20 países ao redor do mundo.

No Brasil, o RAV4 foi apresentado no Salão do Automóvel de 1998, com início das vendas em março do ano seguinte. Em 2000, o país recebeu a segunda geração do modelo, que, três anos depois, passou por um reestilização. Em 2006, a Toyota passou a importar a terceira geração do utilitário esportivo, que vem equipado com o potente motor de 2.4 litros VVT-i, de 170 cv.

Nos últimos cinco anos, as vendas do RAV4 no Brasil acumulam a marca de mais de 4.500 unidades, sendo que, em 2008, a Toyota registrou o seu maior número de vendas: 1.577 veículos.