Track Day Fortaleza: Lugar de corrida é no autódromo

13 de março de 2009

Foto:Divulgação

Popularmente difundido na Europa e se tornando mania nacional, chega ao Ceará  um evento que se propõe a tirar das ruas e avenidas  de Fortaleza aqueles que se arriscam nos perigosos e ilegais rachas. Aqueles que gostam de velocidade vão poder andar na pista inteira do autódromo do Virgílio Távora, no Eusébio, se estendendo além da reta em um ambiente com toda segurança e infra-estrutura. É o Track Day Fortaleza.

O Track Day Fortaleza será realizado no dia  quatro de Abril e conta com o reconhecimento e apoio direto da Federação Cearense de automobilismo. Os participantes previamente inscritos podem dirigir seus carros com total segurança dentro do circuito. As inscrições podem ser feitas pelo site www.trackdayfortaleza.com.br 

O evento não configura corrida, nem competição, portanto, não há premiação ou vencedores. As distâncias entre os veículos são controladas e as ultrapassagens somente são permitidas nas retas. É, portanto, proibido disputar posições, dar fechadas, efetuar manobras bruscas, bem como colocar qualquer participante em situação de risco.  Tudo orientado através de bandeirinhas, mesmo esquema de uma corrida profissional.

O Track Day também tem o lado orientado e educativo, onde deixa bem claro que lugar de velocidade é no autódromo, com total segurança, e não as ruas das cidades. Os “pilotos” novatos (que nunca participaram de eventos no autódromo) contam com o auxílio de instrutores experientes para aprenderem as dicas de frenagem, posicionamento, tomada e saída de curva.