American Le Mans Series chega à marca de 100 corridas nas 12 Horas de Sebring

14 de março de 2009

Foto: Regis Lefebure

Auferindo prestígio maior a cada temporada, a American Le Mans Series viverá uma marca histórica na abertura da temporada de 2009. A 57ª edição das 12 Horas de Sebring, prova que vai abrir o novo calendário no próximo sábado (21), proporcionará a centésima largada da competição, criada em 1999 e que, ao longo dos anos, teve seu formato adequado principalmente no que diz respeito às classes em que os carros inscritos são subdivididos.

Em 10 temporadas completas, vários pilotos brasileiros tomaram parte da American Le Mans Series. O único que contabiliza um título na categoria é Jaime Melo Júnior, que pilota para a Risi Competizione. Ele foi campeão da classe GT2 em 2007 formando dupla com o finlandês Mika Salo, ao lado de quem obteve, naquele ano, oito vitórias em 12 corridas disputadas. Um ano antes, o paranaense havia conquistado o título do Mundial FIA GT, pela AF Corse.

No campeonato que terá início em Sebring na próxima semana, Melo será parceiro do suíço Pierre Kaffer. Nesta primeira corrida, a mais longa do calendário, os dois terão Salo como parceiro na pilotagem da Ferrari F430 GT2. O Brasil também estará representado em 2009 por Gil de Ferran, que defende sua própria equipe, a de Ferran Motorsports. Seu parceiro será o francês Simon Pagenaud e o carro, um Acura ARX-02a, inscrito na subdivisão LM P1.