Título mundial será decidido por sistema de medalhas

17 de março de 2009

Mais uma mudança para a F-1 em 2009. Após a introdução do sistema KERS e a volta dos pneus slick, a FIA anunciou hoje que um sistema de medalhas irá definir o campeão mundial da categoria. A idéia de se distribuir medalhas ao vencedor foi proposta por Bernie Ecclestone, em 2008. Para tanto, a FIA rejeitou a proposta da Formula One Team’s Association (FOTA), que previa a atribuição de 12, 9 e 7 pontos ao 1º, 2º e 3º colocado, respectivamente. Pelo novo sistema, o campeão mundial será o piloto com o maior número de vitórias e não o mais regular durante a temporada, como acontecia desde 2004.

“Se dois ou mais pilotos terminarem a temporada com o mesmo número de vitórias, o título será concedido ao piloto com mais pontos, sendo que a atribuição de pontos continua a mesma das temporadas passadas”, explica a FIA em nota oficial.

“A classificação, a partir do segundo ao último lugar, será decidida pelo atual sistema de pontos. Não está prevista a distribuição de medalhas para primeiro, segundo ou terceiro lugar. O mundial de construtores não será afetado”, definiu a entidade.

Fonte: F-1 na Web – Flávio Augusto