Diogo Pachenki garante a pole da primeira etapa da Copa Vicar

28 de março de 2009

Fotos:Fernanda Freixosa

O paranaense Diogo Pachenki largará na frente na etapa de abertura da Copa Vicar 2009, divisão de acesso da Copa Nextel Stock Car. O piloto da ALM Pachenki Motorsport (Chevrolet) garantiu a primeira posição no grid ao marcar o melhor tempo do treino classificatório deste sábado, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Pachenki rodou em 1min44seg270, com média horária de 148,77 km/h. Ao seu lado na primeira fila estará o paulista Rafael Daniel, da FTS Competições (Peugeot), com o tempo de 1min44seg427, enquanto no terceiro posto estará Cássio Homem de Mello, da Scuderia 111 (Chevrolet), 1min44seg439. A primeira etapa da Copa Vicar será neste domingo, a partir das 12h43, para um total de 40 minutos de prova, fechando a programação da Stock Car em Interlagos. O dia começará com a Stock Jr, a partir das 8 horas, com duração de 30minutos, enquanto a Copa Nextel Stock Car largará às 11h30, para um total de 25 voltas ou 50 minutos, com transmissão da Rede Globo de Televisão.

Terceiro piloto mais rápido dos treinos livres de sexta-feira, Pachenki foi o destaque no treino classificatório da primeira etapa. Neste sábado, ele garantiu a pole na 12ª das 14 voltas completadas na sessão. O piloto, como não poderia deixar de ser, estava feliz com o resultado.

“Tudo deu certo e eu já vinha andando bem desde os treinos coletivos no meio da semana. O carro está muito bom e isso deixa a gente mais tranqüilo. Não posso negar que estava ansioso para o classificatório, mas as coisas foram perfeitas”, afirmou. “Trocamos os pneus para a sessão e o ajuste melhorou, conseguindo o primeiro tempo”, declarou o campeão de 2004 e que tem o recorde de vitória da divisão, com 12 conquistas (duas em 2003, oito em 2004, uma em 2007 e uma em 2008).

Rafael Daniel, segundo no grid, também gostou. “Foi bom, melhor do que esperávamos. O carro apresentou problemas nos treinos anteriores e resolvemos arriscar na classificação. Tive sorte em conseguir o segundo lugar, mas não estou satisfeito com o tempo”, declarou.