Salustiano surpeende e fica com a pole na abertura da Copa Nextel Stock Car

28 de março de 2009

A temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car já começou com surpresas. A pole position da primeira etapa, marcada para este domingo, a partir das 11 horas, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será do paulista Paulo Salustiano. O piloto da equipe Vogel Motorsport (Chevrolet) superou os adversários no treino classificatório deste sábado, marcando o tempo de 1min48seg421, com média de 143,07 km/h. A segunda colocação ficou com seu companheiro de equipe, Thiago Camilo, 1min48seg552, que estará ao seu lado na primeira fila. Daniel Serra, da Red Bull Racing (Peugeot), sairá em terceiro, 1min48seg915. (Foto:Fernanda Freixosa)

Salustiano foi o nome do sábado em Interlagos. Ele ficou com o quarto lugar no terceiro treino, pela manhã, ele começou maneiro no classificatório, terminando a primeira etapa em 10º. A partir da segunda etapa, quando ficam apenas os 16 mais rápidos, ele acelerou forte, entrando na Super Classificação em primeiro. Nesta etapa, que reúne apenas os seis mais bem colocados e a definição é feita pela média das três melhores voltas, ele continuou melhor, assegurando sua primeira pole na Copa Nextel Stock Car.

“Se não fosse o problema que tive no ano passado, teria sido o campeão da Copa Vicar, Esse retorno com carro novo e vida nova, depois de passar um ano na divisão de acesso foi, muito bom”, afirmou o piloto que em 2008 foi punido por doping. “Meu carro não estava bom no início dos treinos coletivos e eu não consegui dar bastante voltas. Por conta disso, eu tinha a pretensão de estar apenas entre os 10 no treino classificatório. Essa pole se Deus quiser é a primeira de muitas”, completou. (Foto:Fernanda Freixoisa).

Com relação à possibilidade de chuva durante a corrida, o piloto disse que espera que isso se confirme. “Espero que chova amanhã na hora da prova, pois deu bastante sorte. Carro está muito bom na chuva, imagine então com pista seca”, disse. “O carro novo é fantástico, tem boa aerodinâmica, freia melhor que o carro antigo e podemos abusar mais dele mesmo na chuva, pois no final do classificatório eu podia ir até lá dentro das curvas. Dormirei muito ansioso pelo meu retorno às pistas pela Copa Nextel e pela minha pole position nessa etapa.Nessa madrugada torcerei pelo Barrichello e espero que torçam por mim de manhã”, finalizou.

O atual campeão da Copa, Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC (Chevrolet) também está na briga e largará na segunda fila, na quarta colocação. Na terceira fila, Luciano Burti, da Boettger Competições (Chevrolet) e Cláudio Caparelli, da Amir Nasr Racing (Peugeot), outra boa surpresa do classificatório.

Super Classificação – Stock Car V8

1- 55 – Paulo Salustiano (Chevrolet, SP), 1:48.421 , média de 143,07 Km/h
2- 21 – Thiago Camilo (Chevrolet, SP), 1:48.552
3- 29 – Daniel Serra (Peugeot, SP), 1:48.674
4- 90 – Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP), 1:48.915
5- 14 – Luciano Burti (Chevrolet, SP), 1:49.035
6- 37 – Claudio Capparelli (Peugeot, RJ), 1:49.228