Salustiano ganha na abertura da Copa Nextel Stock Car 2009

29 de março de 2009

O final de semana do paulista Paulo Salustiano foi perfeito na Copa Nextel Stock Car 2009. O piloto da Vogel Motorsport (Chevrolet) conseguiu, de uma vez só, sua primeira pole position e também a inédita vitória na principal categoria do automobilismo nacional. De fato, Salu cruzou a linha de chegada em segundo lugar, mas acabou sendo beneficiado pela exclusão do paranaense Ricardo Zonta, da Panasonic Racing, que completou a prova sem o capô, garantindo sua primeira vitória, com o tempo de 46min49seg813.  A segunda colocação ficou com o atual campeão Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC (Chevrolet), 46min51s491, enquanto o amazonense Antonio Pizzonia, da Amir Nasr Racing (Peugeot), completou o pódio em terceiro lugar, com o tempo de 46min51s996. A segunda etapa da Copa Nextel Stock Car será no dia 12 de abril, na cidade de Curitiba (PR), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.

A nova era da Copa Nextel Stock Car teve emoção de sobra. A estreia do novo carro deu um sabor diferente à disputa, seja na briga pela liderança, seja nos incidentes decorrentes de um projeto novo. Um deles foi justamente o vôo dos capôs de alguns carros em decorrência dos toques – seis no total -, fato que acabou sendo decisivo para a definição do vencedor da primeira etapa. Sorte das mais de 32 mil pessoas presentes ao circuito paulistano.

Pole position, Salustiano manteve a ponta após a largada. O bom rendimento de seu carro seguiu até o reabastecimento, quando passou a ser pressionado por Ricardo Zonta. Na disputa pela liderança, os dois chegaram a se tocar e isso provocou o vôo do capô do paranaense, na 19ª volta. Três voltas depois ele assumiu a liderança, que manteve até o final. Porém, por não atender à solicitação da Direção de Prova para entrar nos boxes e recolocar peça, foi desclassificado.

Depois de passar por uma semana conturbada e problemas no carro, Salustiano acredita ter dado a volta por cima, conquistando o pódio após muita superação e marcando seu nome como um dos favoritos da temporada. “Não acreditava que tinha conseguido conquistar a pole, e, agora, a vitória nesta etapa me deixa mais alegre. Apesar de enfrentar uma semana complicada, sábado vi que poderia ser mais competitivo. Durante a prova, errei minha estratégia, pois deveria ter segurado mais, sem impor um ritmo forte”, explicou.

Salu também destacou o forte calor. “O calor era tão intenso que nem sentia meus pés. Ainda, o Zonta fez uma grande marcação em cima de mim, mas dei conta do recado. No final, tudo deu certo. Estou contente e muito honrado de poder compartilhar o pódio com dois outros grandes pilotos”, completou.

Já para Pizzonia, chegar em terceiro lugar e conquistar seu primeiro pódio na categoria foi um ótimo resultado. “Conquistar um lugar ao pódio foi minha primeira vitória na categoria, justamente em meu segundo ano de competição, e após uma semana conturbada como a que passei. Enfrentei problemas de falhas não resolvidas no meu carro e acredito que ninguém andou menos do que andei nesta etapa, nem mesmo o Cacá Bueno, que, infelizmente, também teve problemas sérios durante os treinos. Estou confiante para as próximas etapas e espero fazer em 2009 a melhor temporada da minha vida”, declarou.

Fotos:Fernanda FReixosa