Hamilton é desclassificado do GP da Austrália

2 de abril de 2009

Lewis Hamilton, da McLaren foi punido com a perda do terceiro lugar obtido na abertura do campeonato em Melbourne. O atual campeão mundial e sua equipe foram julgados por terem oferecidos informações enganosas aos juízes da corrida durante a audiência. Hamilton havia terminado a prova em quarto lugar, mas tinha ganhado uma posição, após Trulli ser punido por supostamente ultrapassar o inglês de uma maneira ilegal. No entanto, os juízes resolveram mudar de idéia, depois das análises feitas com a comunicação por rádios da Toyota e da McLaren.

Acredita-se que as transmissões por rádio contradizem as declarações apresentadas por Hamilton. Em divulgação a comissão julgadora divulgou: “Considerando os novos elementos, o piloto Lewis Hamilton providenciou deliberadamente informações enganosas aos juízes na reunião realizada no dia 29 de março” .

Sob o artigo 158 o piloto está excluído da classificação do GP da Austrália, Seguindo a punição a Hamilton, Jarno Trulli, da Toyota, voltou a assumir o terceiro posto.

Fonte: F-1 na Web – Lucas Martins