Facco e Schmidt terminam em 5º na prova de domingo da Copa Peugeot

5 de abril de 2009

Com o tempo de 32m21s80 a Equipe Acelera Siriema finaliza as quatro especiais do segundo dia. Neste domingo a adrenalina não foi diferente do dia anterior. As duplas pisaram fundo e com muita técnica, na segunda parte da etapa de abertura da Copa Peugeot de Rally de Velocidade em Petrópolis (RJ). Luiz Facco e Walace Von Schmidt diminuíram a diferença entre os ponteiros e recuperaram duas posições. A dupla terminou em quinto lugar na 206 Master e também na geral com o tempo de 32m21s80. Já no acumulado dos dois dias, após 10 especiais, a Equipe Acelera Siriema finalizou a etapa na sexta posição na categoria e na geral com 1h15m46s.

Foram disputadas quatro baterias que totalizaram 36,60 quilômetros de trechos cronometrados e mais 108,60 de deslocamentos. Os competidores percorreram duas vezes cada as Especiais Petrópolis 1 (10 km) mais rápida e, Paraíba 1 (8,30 km), mais travada. A cautela continuou, pois qualquer vacilo custaria preciosos segundos na prova.

Para Facco, o resultado positivo fez com que saísse satisfeito da etapa, depois de oito meses longe do grid da Copa Peugeot. A equipe não conseguiu fazer todas as provas em 2008, devido ao calendário apertado das provas de Rally Cross Country, outra modalidade a qual se dedicam e, a compromissos profissionais.

“É muito bom estar de volta e encontrar a prova cada mais vez mais competitiva. Hoje ficamos entre os cinco primeiros do campeonato e isto é muito gratificante. Nas duas primeiras andamos mais rápido, fizemos ultrapassagens e, nas duas finais com o trecho mais travado e o carro mais solto não pudemos melhorar o desempenho, mas terminar em sexto é um bom resultado”, avalia o piloto.

Ainda assim, o trabalho dos navegadores foi intenso neste domingo. Schmidt explica como foi o segundo dia: “Estava bem difícil para navegar também, várias curvas, muitas referência, trechos apertados, barrancos e pedras soltas. As duas últimas foram bem técnicas, mas no geral o rali esteve perfeito e estamos felizes por estar entre os seis primeiros”. Os vencedores desta primeira etapa da Copa Peugeot de Rally de Velocidade foram Marcos Tokarski/Kana Ribeiro (1h14m00s) na 260 Master e na 206 Light, a dupla Junior Siqueira/Felipe Costa (1h15m53s). A próxima prova será em Goiânia (GO) no dia 16 de maio. Fotos:José Mário Dias/Fabio Davini/Peugeot Sport