FIA considera legal os difusores da Brawn, Toyota e Williams

15 de abril de 2009

O Tribunal Internacional de Apelação da FIA declarou que o conceito de difusores desenvolvidos por Brawn GP, Toyota e Williams está dentro do regulamento. Após a audiência desta terça-feira em Paris, o Tribunal rejeitou a apelação feita pelas escuderias Renault, Ferrari, Red Bull, BMW-Sauber e McLaren, que também havia entrado com recurso.

A declaração emitida na manhã desta quarta-feira, dizia: “O Tribunal Internacional de Apelação da FIA decidiu negar os recursos apresentados contra as decisões tomadas (…) pelos comissários no dia 26 de março de 2009 durante o GP da Austrália e contando para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2009”.

O comunicado continua afirmando que, com base em argumentos e evidências o Tribunal concluiu que os comissários estavam corretos. Esta decisão não irá agradar em nada as equipes que não desenvolveram seus difusores com o “polêmico” conceito, já que está comprovado o melhor desempenho dos times que o utilizam.

Muitos pilotos haviam dito que o campeonato seria decidido nesta reunião. “O Tribunal de Apelação da FIA irá decidir sobre os difusores e isto terá um enorme impacto no campeonato”, disse Kimi Raikkonen, da Ferrari. Além disso, toda polêmica causou o confronto entre os dois grupos, gerando certa instabilidade na Associação de Equipes (FOTA).  Fonte: F-1 na Web – Lucas Martins /Foto:Brawn GP