Indy Lights: Rodrigo Barbosa faz sua estréia em oval nos Estados Unidos

23 de abril de 2009

O paulista Rodrigo Barbosa faz mais uma estréia em sua primeira temporada na Indy Lights, categoria de acesso à Fórmula Indy. Ele vai competir pela primeira vez num circuito oval nas 100 milhas de Kansas, que acontece no próximo domingo (26/04). “Estou muito ansioso, pois é a minha primeira corrida em oval e estréia é sempre diferente e especial”, revela. O site oficial da categoria (http://www.indycar.com/indylights) transmite ao vivo a prova válida pela quarta etapa, a partir das 14h (horário de Brasília).

A experiência que Rodrigo Barbosa acumula em pistas ovais foram as 200 milhas de testes que ele fez durante a pré-temporada. “Estou confiante, pois nos testes nós tivemos bons resultados. Mesmo sem conhecer esse tipo de traçado, andamos sempre próximos dos mais rápidos”, lembra o titular da equipe brasileira ELLF Racing, comandada por Edson DeGobbi. Durante a temporada que fez na Fórmula Atlantic, ele chegou a andar em circuitos que mesclavam trechos de oval e pista mista, mas nunca em oval completo.

A maior dificuldade que o piloto da região de Sorocaba deve enfrentar é no momento que estiver no tráfego, com os demais pilotos, numa situação que exige diversas estratégias diferentes. “Isso eu só vou aprender mesmo quando estiver na pista, no momento das disputas. Mas como o carro está bem acertado, acredito que podemos ter um bom desempenho”, explica o piloto da ELLF Racing.

O trioval de 1,5 milha ( 2,4 km ) localizado em Kansas City tem curvas de até 15 graus de angulação e os pilotos chegam facilmente aos 300 km/h . A corrida de 67 voltas marca a primeira de uma seqüência de quatro provas em oval. As três etapas seguintes acontecem em Indianápolis – dentro da programação das 500 milhas mais famosas do mundo –, Milwaukee e Iowa.