Segunda etapa da temporada de 2009 começa com os F-Truck mais afinados

24 de abril de 2009

Felipe Giaffone (Volkswagen), vencedor da prova de Guaporé e líder do campeonato foi o piloto mais rápido no primeiro dia de treinos livres para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck, marcada para domingo (26) no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza. Com novidades e muito disputado, o resultado combinado dos dois treinos apontou também Beto Monteiro (Iveco) em segundo, Wellington Cirino (Mercedes-Benz) em terceiro, Roberval Andrade (Scania) em quarto e Renato Martins (Volkswagen) em quinto.  Mostrando acertos mais afinados do que na etapa de abertura em Guaporé, a prova de Fortaleza promete uma disputa mais acirrada entre os principais favoritos. Na primeira prova do ano normalmente os caminhões se apresentam totalmente renovados e com novos equipamentos sendo testados. “Na segunda prova todo mundo já teve mais tempo de afinar os novos acertos e a competitividade cresce”, lembra o único piloto nordestino da Fórmula Truck, Beto Monteiro, o segundo piloto mais rápido dos treinos de hoje. Excelente resultado para quem está estreando com a marca neste ano.

A pista com o menor traçado da temporada, 1.780 metros tem também o traçado mais travado e exige muita atenção dos 25 pilotos que estarão no grid de largada no domingo. “A pista está muito ondulada, piorou muito do ano passado para cá”, disse Djalma Fogaça (Ford), sétimo tempo nos treinos desta sexta-feira.

Giaffone como o mais rápido do dia concordou plenamente e acrescentou que deve esse resultado ao acerto do chão do seu Volkswagen. “Com certeza conseguimos ser o mais rápido em função do acerto de suspensão. Vai andar bem quem tiver o caminhão mais bem acertado para o asfalto muito ondulado daqui”. Completou Felipe Giaffone.

Os pilotos estreantes deste ano, o austríaco Eggon Allgauer que corre com a sétima marca de caminhão na F-Truck, o MAN e Danilo Dirani (Volvo), um dos maiores kartistas que o Brasil já teve, ficaram respectivamente em 10º e 11º lugares na tabela de treinos de sexta-feira.

A programação para este sábado começa as 9h00 com o 3º treino livre, sendo o 4º treino livre às 11h00. O treino classificatório está marcado para as 14h00. A categoria Fórmula Super Turismo (prova preliminar de domingo) treinam das 10h15 às 10h45 e fazem a tomada de tempo para o grid às 15h45. Foto: Orlei Silva