Riamburgo Ximenes e Stanger Eller defendem título no Rally RN1500 com um time de campeões

28 de abril de 2009

Amanhã, dia 29 de Abril, será dada a largada para a 12ª edição do Rally RN1500, válido como etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e que coloca o nordeste brasileiro novamente no calendário nacional. O primeiro Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country homológado pela CBA( Confederação Brasileira de Automobilismo) aconteceu no ano de 2000 quando a etapa de abertura foi realizada na região da praia do Cumbuco, Ceará. Em 2001, novamente o Ceará recebeu uma etapa do certame nacional, com destaque para os trechos onde o terreno predominante foi a areia, o palco da vez foi a bela região do Deserto do Cumbi. Porém, apesar da excelente variação de terrenos e da disponibilidade de longos trechos de areia, desde então, o Nordeste foi descartado do calendário nacional por ser considerado um local muito distante, fator que gerava maior custo de deslocamento e para a maior parte dos competidores, residentes nas regiões sudeste e sul do país.

De lá pra cá, este cenário mudou, o esporte ganhou força no nordeste, desenvolveu um grid próprio e gerou condições para que provas como o RN1500, que acontece de 29 de abril a 3 de maio no Rio Grande do Norte, pudessem conquistar projeção nacional. Segundo informações da organização do evento, 32 carros estão confirmados no grid, e os estados com maior números de participantes inscritos são: São Paulo e Ceará.

“A edição do RN1500 deste ano vem sendo muito aguardada por todos nós, primeiro por ser no Nordeste, o Rio Grande do Norte é um estado privilegiado em condições de terreno aptas para provas de rali. Segundo porque a edição da prova ano passado foi maravilhosa, com concorrentes muito competentes que valorizaram ainda mais nossa vitória. E por fim, pela nossa expectativa de grid e repercussão para este ano. Acredito que por tudo que citei será um rali fantástico”, comenta o cearense Riamburgo Ximenes, piloto ProMacchina, atual campeão do RN1500.  Riamburgo Ximenes é o nome nordestino de maior projeção nacional no esporte. Campeão do Rally Internacional do Sertões por quatro vezes, ele também traz em seu currículo quatro vitórias no RN1500. Atual campeão da prova nos carros, ele e seu navegador Stanger Eller, completam um time de campeões, a ProMacchina, maior estrutura privada de rali do Brasil. Ao lado de Ximenes/ Eller, vão estar na busca do título deste ano no RN, os paranaenses Maurício Neves/ Leandro Ferrarini e Felipe Bibas/ Emerson Cavassim. Maurício é o atual campeão brasileiro da modalidade e já está em Natal. Sempre considerado um forte concorrente ao título das principais provas nacionais, ele é uma das personalidades mais atuantes em prol do fortalecimento do esporte.