Stock Car vai a Brasília para terceira etapa da Copa Nextel e a segunda da Copa Vicar

30 de abril de 2009

A capital federal volta a se transformar nesta semana na capital brasileira do automobilismo. O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, recebe pilotos e equipes de três das principais categorias do país para uma programação movimentada. O domingo no circuito candango será marcado pela terceira etapa da Copa Nextel Stock Car V8, a segunda etapa da classe de acesso Copa Vicar Stock Car e a segunda, também, da categoria-escola Stock Jr.

A Copa Nextel, considerada a mais importante competição nacional, tem um piloto nordestino como líder. Valdeno Brito, da Paraíba, chega a Brasília como primeiro colocado na pontuação, graças à vitória que conquistou em 12 de abril na etapa de Curitiba – foi sua segunda na categoria. O piloto da RCM Motorsport está um ponto à frente de Paulo Salustiano, paulista da Vogel Motorsport, que ganhou a primeira corrida do ano, há um mês em Interlagos.

Brito, que exibe no carro as cores e logomarcas de Governo da Paraíba e Lojas Maia, viveu um fim de semana perfeito na etapa de Curitiba. Dominou o dia de treinos livres, marcou a pole e venceu de ponta a ponta. Mas vê na equilibrada tabela de classificação a necessidade de manter um ritmo forte de trabalho. “São só quatro pontos separando os quatro primeiros. Estão todos na mesma balada. A meta é manter a liderança, para isso teremos de trabalhar muito”, antevê.

Na Copa Vicar, que classifica a equipe campeã para a próxima temporada da Copa Nextel, a liderança está nas mãos de Diogo Pachenki (foto). O paranaense da ALM Pachenki Motorsport volta confiante a Brasília, pista onde comemorou, em 2004, o primeiro título na categoria. Vencedor da primeira corrida de 2009, em Interlagos, Pachenki vê-se em condição de repetir o resultado, embora reconheça a extensa lista de favoritos a ocupar o degrau mais alto do pódio.

“Na primeira corrida, tudo deu certo para nossa equipe. Fui o mais rápido dos testes coletivos, consegui a pole e ganhei a corrida de ponta a ponta”, lembra o piloto, que tem no carro número 8 as logomarcas de Marisol e One Store. “Mas a gente sabe que as coisas agora serão bem mais complicadas, a própria corrida de Interlagos mostrou que temos pelo menos 15 pilotos com condições muito boas de ganhar corridas neste ano. Coloco meu nome nessa lista”, diz.

A programação do domingo terá início com a terceira etapa da Stock Jr. A categoria-escola, liderada pelo paulista Fábio Fogaça, terá largada às 11h. A Copa Nextel dará largada para os 32 pilotos inscritos às 11h, numa corrida que terá transmissão em áudio e vídeo pela internet, no site www.globoesporte.com. O encerramento da programação ficará por conta da Copa Vicar, com bandeira verde às 13h. Todas as provas serão disputadas pelo anel externo do autódromo brasiliense.