Dupla Vitória da Peugeot

13 de maio de 2009

Peugeot 908 HDi FAP conquista primeira vitória na temporada 2009 da Le Mans Series. No Rally dos Açores, o Peugeot 207 S2000 conduzido por Kris Meeke conquistou a segunda vitória do ano para a equipe Peugeot UK.

A Peugeot Sport teve um fim de semana de muita emoção e importantes conquistas. A começar pelo pódio conquistado nos 1.000 km de Spa-Francorchamps, Bélgica, no domingo (10/05). A prova, válida pela segunda etapa da Le Mans Series, marcou a primeira vitória do Peugeot 908 HDi FAP na temporada e proporcionou à equipe Peugeot  Total uma dose a mais de confiança e otimismo para o principal desafio da divisão esportiva da Marca em 2009: as 24 Horas de Le Mans, umas das mais importantes provas de resistência do automobilismo mundial.

Os dois Peugeot 908 HDi FAP, que competem na categoria LMP1, largaram na linha de frente após registrarem os melhores tempos nos testes classificatórios de sábado (09/05). Depois de 143 voltas, o protótipo nº 7 que largou em pole position consagrou o excelente desempenho apresentado durante toda a prova e conquistou uma bela vitória para a equipe Peugeot Total, pelas mãos dos pilotos Nicolas Minassian, Christian Klien e Simon Pagenaud – que registrou a melhor volta da disputa (2m02s569).

A Peugeot Sport segue agora com foco total nas 24 Horas de Le Mans, que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, na França. Como base para preparação dos 908 HDi FAP e das equipes que representarão a Marca, a Peugeot Sport se utilizará de todas as informações coletadas a partir da participação nas provas de Sebring (American Le Mans Series) e Spa-Francorchamps (Le Mans Series).

Já o Rally dos Açores, realizado entre os dias 07 e 09 de maio em Portugal, confirmou o favoritismo da Peugeot na temporada 2009 do IRC – Intercontinental Rally Challenge, disputa de rali mundial promovida com a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Campeã das edições de 2007 e 2008 e atual líder do campeonato, a Marca mais uma vez viu subir ao pódio duas equipes que a representam a bordo do Peugeot 207 S2000, com a conquista da primeira e terceira colocações na classificação final da prova, válida pela quarta etapa do ano.

O troféu ficou nas mãos da dupla Kris Meeke e Paul Nagle, da equipe Peugeot UK, que já havia se destacado por conta da vitória conquistada na primeira passagem da competição pelo Brasil, no mês de março. O piloto Meeke, que lidera o campeonato com 20 pontos na classificação geral, atribui o bom desempenho da dupla à experiência adquirida nas provas do rali inglês. Diante dos adversários, vem sendo considerado um verdadeiro “ciclone”. A dupla formada por Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger ficou com o terceiro lugar, com apenas 11 segundos de diferença em relação a dupla que conquistou a segunda posição. O resultado permitiu à dupla assumir o terceiro lugar na classificação do campeonato, com 14 pontos.