F-Truck: Volkswagen luta pela 3ª vitória seguida em Pernambuco

13 de maio de 2009

Com um caminhão Volkswagen Constellation, Felipe Giaffone (foto) venceu as etapas de 2007 e 2008 no circuito de Caruaru, onde neste final de semana será disputada a terceira etapa da Fórmula Truck. Além de lutar para manter a liderança do campeonato, a equipe Volkswagen disputa a terceira etapa da Fórmula Truck neste domingo, em Caruaru (PE), em busca de um recorde: a terceira vitória seguida do caminhão Volkswagen Constellation na pista localizada no interior pernambucano. Giaffone sabe que a missão não será fácil, mas reconhece que o bom desempenho dos anos anteriores deixa a equipe Volkswagen ainda mais otimista para a corrida deste final de semana. “Nunca um piloto venceu três corridas seguidas em Caruaru e é claro que eu gostaria muito de ter este recorde em minha carreira. Mas o principal objetivo nesta etapa é mais uma vez sair da corrida na liderança do campeonato, porque, acima de qualquer vitória ou recorde, o que quero mesmo é o título”, diz Giaffone, campeão da Truck em 2007 e atual líder do campeonato, com 47 pontos, seis a mais que o segundo colocado.

Embora não tenha vencido em anos consecutivos, Renato Martins (foto) também busca sua terceira vitória na pista de Caruaru, onde foi o primeiro colocado nas edições de 1997 e 1999.

“O caminhão Volkswagen Constellation sempre andou bem nesta pista, que é uma das mais difíceis do ano. Isso porque ela é bastante ondulada e tem desde trechos de longa aceleração, como a reta oposta, até pontos de baixa velocidade, onde a retomada de velocidade e o bom equilíbrio do caminhão nas curvas são fundamentais”, explica Renato Martins, o quarto colocado no campeonato, com 27 pontos.

Quem também aparece como um dos favoritos à vitória no circuito de Caruaru é o terceiro colocado no campeonato, o piloto Valmir Benavides (foto), que também pilota um caminhão Volkswagen Constellation.

“Nossa equipe trabalha unida para um bom desempenho dos quatro caminhões. Isso ajuda muito em uma pista onde é difícil encontrar o melhor acerto, como Caruaru. Como trocamos muitas informações, todos acabam melhorando juntos e isso também é importante para o time inteiro somar pontos ao final da prova”, diz Benavides, o “Hisgué”, que tem 36 pontos na tabela.

De fato, o desempenho dos quatro pilotos da equipe Volkswagen tem garantido até aqui a liderança de marcas, com 110 pontos, contra 89 da segunda colocada. “Manter a regularidade no começo de ano é fundamental, principalmente porque as corridas no Nordeste exigem muito do equipamento, já que ocorrem em pistas onduladas e com temperatura sempre elevada”, aponta Débora Rodrigues (foto), a única mulher a competir na Truck, também da equipe Volkswagen.

Com a previsão de uma disputa equilibrada na pista, um fato é certo na opinião dos pilotos: o público pernambucano mais uma vez deve lotar o autódromo de Caruaru. “O povo nordestino é fanático pela Truck e esta corrida em especial é uma verdadeira festa, ainda mais porque a cidade inteira fica envolvida com o evento”, diz Débora. Os treinos livres serão disputados a partir de sexta-feira. A corrida será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo da TV Band. Fotos: Orlei Silva