Pilotos da Stock apontam Santa Cruz do Sul como uma de suas etapas favoritas

14 de maio de 2009

A quarta etapa da Stock Car será disputada neste domingo em um dos circuitos favoritos dos pilotos, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Segundo Thiago Marques (Alpina-Mio-Tek Bond), da equipe JF Racing, a pista gaúcha tem um traçado bastante seletivo, mesclando trechos de alta velocidade com curvas técnicas, sendo assim uma das mais desafiantes do ano. “A maioria dos pilotos gosta de Santa Cruz do Sul justamente por ter um circuito único no Brasil, que tem vários tipos de curvas diferentes, desde um S desafiador, em alta velocidade, até curvas de baixa, como a chicane, que exige mais técnica do piloto”, explica Thiago Marques.

O paranaense da equipe JF Racing aponta que são poucos os autódromos no Brasil com um traçado tão seletivo. “Basta comparar com as duas últimas etapas da Stock, disputadas em Brasília e Curitiba, para ver que o desenho destas pistas é mais simples. Em Santa Cruz do Sul, o desafio para o piloto fazer uma volta perfeita é maior”, completa Thiago Marques, que é patrocinado pelas empresas Alpina, Mio e Tek Bond.

Para as equipes, o frio também pode trazer dor de cabeça. “Nestas condições, é mais difícil conseguir atingir a temperatura ideal do pneu e a pista também fica menos aderente. Ao mesmo tempo, é aquela velha história: o frio afeta o equipamento de todos, então as condições são iguais. O complicado é se a chuva começa no meio da classificação, aí sim as condições de clima podem interferir no resultado, algo que já aconteceu aqui em anos anteriores”, diz Thiago Marques.

O paranaense também tem outros motivos para gostar da pista de Santa Cruz do Sul, já que possui bom retrospecto na pista gaúcha. Na estréia da pista no calendário da Stock, Thiago Marques largou na 3ª fila e chegou na quinta colocação. Os treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira. A corrida será no domingo, às 11h, com transmissão ao vivo pelo Globoesporte.com e compacto com os minutos finais pela TV Globo, no programa Esporte Espetacular. Foto:Bruno Terena e Fábio Oliveira.