Mônaco: Um GP cheio de charme

20 de maio de 2009

Neste domingo (24) será disputada mais uma edição do Grande Prêmio de Mônaco, o mais charmoso circuito de Fórmula Um montado nas ruas estreitas de Monte Carlo, um lugar paradisíaco e muito familiar aos brasileiros por conta das vitórias de Ayrton Senna.

Monte Carlo é o distrito do Principado de Mônaco que recebe a Fórmula 1. Foi criado em 1866 em homenagem ao príncipe Charles III, e fica na riviera entre a região de Florença e a Itália – banhada pelo mar Mediterrâneo. Já o Principado é comandado pela família Grimaldi desde 1297, quando o genovês François Grimaldi – disfarçado de monge, conseguiu entrar no castelo de Mônaco, dominar o rei e tomar o poder da região. Mesmo expulso de Mônaco quatro anos depois, seus descendentes continuaram governando o principado e, em 1997, festejaram os 700 anos da dinastia. Atualmente Mônaco é governando pelo príncipe Albert II. 
 
Já o GP de Mônaco é realizado desde 1929, antes mesmo da criação do Mundial de Fórmula 1 – em 1950. O primeiro vencedor nas ruas do principado foi o inglês William Grover-Williams a bordo de um Bugatti. Já valendo pontos para o campeonato da Fórmula 1, Juan Manuel Fangio foi o primeiro vencedor da nova fase em 1950 – e desde 1955 a prova é disputada todos os anos ininterruptamente. O maior vencedor da história do GP é Ayrton Senna, com seis conquistas; seguido por Graham Hill e Michael Schumacher que têm cinco vitórias cada.

Texto com apoio da Piquet Sports. Fotos:Divulgação e TAS.