Giancarlo Vilarinho bate recorde mundial de Vettel na Fórmula BMW

21 de maio de 2009

Foram cinco poles, cinco melhores voltas e cinco vitórias consecutivas. Os números alcançados por Giancarlo Vilarinho recentemente na Fórmula BMW Americana superam qualquer marca já estabelecida nos diversos campeonatos da categoria espalhados pelo mundo, como a Fórmula BMW Asiática e a Fórmula BMW Européia. “Desde que a categoria foi criada, nós tivemos vários pilotos que conseguiram mais do que cinco ‘hat-tricks’. Como o Sebastian Vettel, por exemplo, que fez mais de dez. Mas nunca de forma consecutiva”, afirma Ingo Lehbrink, diretor de comunicação esportiva da BMW.

“Desta forma, está certo dizer que Giancarlo Vilarinho estabeleceu este recorde específico”, acrescenta. Na história da categoria, quem mais se aproximou desta marca inédita foi Sebastian Vettel, campeão da então chamada Fórmula BMW Alemã, em 2004 (tornou-se Fórmula BMW Européia). Apesar de estraçalhar as estatísticas da categoria, com 18 vitórias, 14 poles e 13 melhores voltas em 20 corridas, ele nunca conseguiu encaixar uma sequência de cinco “hat-tricks”, o que no meio automobilístico nacional apelidou-se de “barba, cabelo e bigode”. O máximo que conseguiu foram quatro corridas com 100% de aproveitamento.

Mais do que um recorde, os resultados recentes deram ao brasileiro Giancarlo Vilarinho, de 17 anos, a liderança do campeonato na Fórmula BMW Americana. Depois de encerrada a primeira metade do campeonato, com a sétima etapa, ele tem cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o colombiano Gabby Chaves. “Nas duas primeiras etapas, tive um segundo lugar e uma quebra, com duas vitórias do meu companheiro de equipe. Dali em diante, passei a me cobrar muito mais, porque sabia a importância desses resultados para o campeonato”, comenta Giancarlo Vilarinho. Esta é a segunda temporada dele no automobilismo.