Nelsinho Piquet fecha em 10º no primeiro dia em Mônaco

21 de maio de 2009

Pela programação única do GP de Mônaco de Fórmula 1, carros e pilotos começaram os trabalhos para a sexta etapa da temporada 2009 nesta quinta-feira (21) com duas sessões de treinos livres nas ruas de Monte Carlo. Na equipe ING Renault, tanto Fernando Alonso, quanto o brasileiro Nelsinho Piquet trabalharam no desenvolvimento do R29 para a corrida do próximo domingo. Nas duas sessões, Nelsinho completou 79 voltas – uma a mais que a distância total da prova, sempre fazendo uso de turnos longos para avaliação de pneus e acerto. Fechou o dia com a 10ª colocação no segundo treino; depois de ter sido o 12º na sessão inicial.

No período da manhã, quando completou 36 voltas, Nelsinho utilizou um mesmo jogo de pneus duros nas três vezes que entrou na pista. O primeiro treino do dia foi marcado pelo traçado ainda sujo e sem borracha, bem diferente do que deve ser visto na classificação e na corrida. “A pista estava bem suja na parte da manhã e melhorou à tarde. Isso sempre acontece em Mônaco e dificulta uma avaliação mais precisa dos pneus e das modificações que fazemos no carro”, comentou Nelsinho Piquet. “O mais importante é que conseguimos completar várias voltas sem ter problemas no carro e coletar várias informações que vão ajudar no trabalho durante o final de semana”, avaliou.

Para o segundo treino, quando completou 43 voltas em cinco saídas para a pista, Nelsinho pôde avaliar dois jogos de pneus macios e mais um jogo de pneus duros – além de testes com as barras estabilizadoras, altura do carro, modificações na suspensão e asa dianteiras. “Os pneus macios aqui duram muito pouco. Depois de seis ou sete voltas o rendimento deles fica bastante prejudicado. Com certeza o composto mais duro será a melhor escolha para a corrida”, destacou Nelsinho Piquet, comentando os compostos de pneus escolhidos pela Bridgestone para essa etapa – que são as duas versões mais macias de borracha, em uma escala com quatro tipos de compostos. O piloto ainda fechou o dia com o melhor tempo do terceiro setor da pista de Mônaco – trecho que começa no final do ´S´ das piscinas e vai até a linha de chegada.

Com a sexta-feira de folga em Mônaco, os pilotos voltam à pista somente no sábado, quando farão um terceiro treino livre e a tomada de tempos que define a ordem de largada. A corrida terá início às 9h (horário de Brasília) do próximo domingo. Fotos:Luca Bassani.