F3 : Gabriel Dias tem como meta diminuir a diferença para o líder

28 de maio de 2009

O Campeonato Inglês de Fórmula 3 chega à terceira rodada dupla de 2009. Neste final de semana (30 e 31), Gabriel Dias – que corre pela divisão de base da categoria, a National Class – disputa a 5ª e a 6ª etapa no circuito de Rockingham, na Inglaterra. O piloto da equipe T-Sport se diz confiante para as corridas e espera marcar pontos para diminuir a diferença para o atual líder, o inglês Daniel McKenzie.

O brasileiro vem de duas vitórias na categoria, conquistadas em Silverstone, na Inglaterra, no início de maio. “Quero completar as duas provas. Esse é o meu objetivo. É importante não sair da corrida porque, na única etapa que eu não completei (em Oulton Park, pela primeira rodada), o (Daniel) Mckenzie abriu uma vantagem muito grande. Mas agora pretendo ‘encostar’ nele”, explica o vice-líder do certame, com 56 pontos – 17 a menos que McKenzie.

Gabriel já está familiarizado com o traçado de Rokingham, já que participou dos testes coletivos no último dia 18. Entretanto, o bólido utilizado não foi o da Fórmula 3 por haver uma restrição no número de treinos. O piloto andou com um carro da Fórmula ADAC que usa chassis de F3 de 2002, com menor pressão aerodinâmica, e motores equivalentes à da Fórmula BMW. O curitibano ainda espera andar próximo aos competidores da divisão principal mas, com a progressão da carga aerodinâmica da Championship Class de 2008 para 2009, a diferença entre as divisões ficou em torno de 30% de desvantagem para a National.

Gabriel sabe que não será fácil, mas ressalta que a pista inglesa pode favorecê-lo. “É uma pista na qual acredito que não haverá tanta diferença da divisão A (Championship) para a B (National). É diferente de Silverstone, por exemplo, onde tem muita curva de alta e os carros da A se destacam. Em Rockingham, como há muitas retas, os carros ficam mais próximos. Mais ou menos como seria em Monza, que é um traçado com muitas retas”, comparou. Foto:James Bearne/Divulgação.