F-3 Inglesa: Rockingham recebe rodada dupla

29 de maio de 2009

O circuito mais rápido da Europa. É assim que se intitula o Rockingham Motor Speedway, em Northamptonshire, na Inglaterra. Inaugurado há oito anos para receber a extinta Fórmula Mundial, o autódromo conta com cinco tipos de pista, incluindo um oval, três mistos e um espaço especial para rali. O traçado mais longo, com 2.735 metros, é disparado o mais interessante deles, por utilizar uma longa parte do oval. Nele, a Fórmula 3 Inglesa fará neste domingo (31) as etapas de número cinco e seis da temporada 2009.

“É uma pista muito legal, com um grande trecho de alta velocidade, que vai desde o início da reta dos boxes até a freada para a curva 2, aproximadamente metade da pista”, afirma Adriano Buzaid, piloto brasileiro que faz seu campeonato de estreia na categoria, correndo pela equipe T-Sport. “O final deste ponto é o local perfeito para ultrapassagens, até por exigir uma grande redução de velocidade”, acrescenta. Ele esteve no circuito na semana passada para o teste coletivo da Fórmula 3 Inglesa.

“Naquele treino, chegou a chover e ventava muito. Agora, o vento diminuiu e pelo que soube aqui não há previsão de chuva para o fim de semana. Então, os treinos livres de sexta-feira serão fundamentais para o acerto do carro nas novas condições. O fato de não chover, aliás, é ponto positivo para nós, já que ainda não estamos com os melhores ajustes para pista molhada”, comenta Adriano Buzaid, que vem de um pódio conquistado na rodada dupla passada, disputada em Silverstone. Na primeira das duas provas, ele chegou em terceiro.

Para as duas provas deste fim de semana, o carro do brasileiro terá três inovações aerodinâmicas trazidas do teste coletivo. “Com as novidades, estamos melhorando a cada corrida e meu objetivo é manter este crescimento. Na Fórmula 3 Inglesa, e nas pistas da Inglaterra em geral, é muito importante largar na frente, então esta é nossa meta inicial aqui em Rockingham”, conclui o brasileiro. Ele está em sétimo no campeonato. O líder é o australiano Daniel Ricciardo. Fotos: Jakob Ebrey