Segunda etapa do Campeonato Cearense de Super Turismo será realizada neste final de semana

29 de maio de 2009

Os amantes do automobilismo têm encontro marcado nesse final de semana (29, 30 e 31) no autódromo Virgílio Távora, no Eusébio, onde serão disputadas a segunda e terceira etapas do Cearense de Super Turismo. Serão 25 carros compondo o grid de largada que será definido sábado (30) para a corrida do domingo (31). Outra novidade é a parceria com a Fórmula V 1.8 que vai promover seu campeonato nas mesmas datas da Super Turismo. 

A movimentação no autódromo Virgílio Távora, na cidade do Eusébio (CE) tem início hoje (29) com a realização dos treinos livres. No sábado (30) serão realizados os treinos classificatórios e no domingo (31) a corrida, a partir das 9h. 

Esta será a primeira corrida do ano em que os carros usarão o circuito tradicional com 3km, ao contrário do que usaram na abertura, no dia 26 de abril junto com a Fórmula Truck, quando usaram um traçado menor com extensão de apenas 1,6km.  Este ano a categoria vai iniciar com maior quilometragem de treinos e contará com novos amortecedores, exclusivamente projetados para o modelo ST 2009, e com os motores, além de iguais, mais potente o que vai permitir um equilíbrio entre os carros. O equilíbrio é uma característica que acompanha a Super Turismo desde a utilização dos carros ST, uma criação do projetista e engenheiro Pedro Virgínio e do arquiteto e piloto Airton Vasconcelos. 

Os dois idealizaram um modelo capaz de aliar segurança, bom desempenho, estabilidade na pista e velocidade. Montado em um chassi tubular e carroceria de fibra de vidro, os bólidos tem motor 1.6 litros da General Motors, disposto transversalmente. 

O campeonato da Super Turismo é dividido em duas divisões a principal e a light. Na principal o piloto Raul Fontenele lidera o campeonato após ter vencido a primeira etapa da competição. Na ligth o líder é o piloto Vitor Frota, também vitorioso na última corrida.  

Os carros da Fórmula V1.8 apresentam modificações para a primeira etapa do campeonato da categoria. Novas asas traseiras e um novo bico. As mudanças que vão além da estética, são funcionais e devem acarretar em melhoras na aerodinâmica e na aderência, em decorrência do posicionamento das asas e seus perfis mais eficientes.

A classificação do campeonato da Super Turismo é a seguinte:
Categoria Principal – 1º Raul Fontenele – 21 Pontos; 2º  Vicente Paiva – 16; 3º Paulo Roberto Filho – 14; 4º  Mano Rola – 10; 5º Cleber Brasileiro – 8; 6º Tuta Sancho – 6;  7º Rodrigo Ventura – 4; 8º Maurilio Reis – 3; 9º Beto Pontes – 2; 10º Geraldo Rola – 1. 

Categoria Light:  1º Vitor Frota – 22 Pontos. 2º Marcos Nunes – 16; 3º Fernando Pessoa – 13; 4º Daniel Busgaib – 10; 5 Alexandre Gualberto – 8. Fotos:Daniel Minerva