F3 Inglesa: Penalizado, Gabriel é o 2º no National Class

31 de maio de 2009

Um drive through por ultrapassar sob bandeira amarela custou a Gabriel Dias sua terceira vitória no National Class do prestigiado Campeonato Britânico de Fórmula 3 neste domingo em Rockingham. Largando da pole em sua classe, o curitibano de 18 anos liderou boa parte da prova, mas após ultrapassar um adversário do International Class enquanto a bandeira amarela era agitada, o piloto foi penalizado com uma passagem pela área de boxes em velocidade limitada. Com isso, a vitória em sua categoria ficou com Daniel McKenzie, líder do campeonato.

“Tudo correu contra nós nesta corrida”, lamentou Gabriel Dias, que largava da nona posição geral do grid. “Na hora da largada a embreagem ficou ‘patinando’ e o carro não saía do lugar. Acabei caindo para a última posição. Passei a fazer uma corrida de recuperação quando no meio da prova recebi a notícia de que deveria cumprir um drive through”, contou o curitibano.

A decisão dos comissários se baseou em uma ultrapassagem de Dias na segunda curva do circuito de Rockingham, um hairpin. “É uma curva cega, e a bandeira amarela estava sendo agitada na sua metade, mas fiz a ultrapassagem antes disso, na entrada. Não concordei com a punição, mas não dá para voltar atrás em um drive through. Eu soube da punição quando já tinha passado todos da minha categoria e liderava”, lembrou o competidor da equipe T-Sport.

No geral, a vitória ficou com inglês Nick Tandy, com o sueco Marcus Ericsson em segundo e o japonês Daisuke Nakajima fechando o pódio. Dias, no entanto, comemorou o bom desempenho de seu carro, apesar do problema com a embreagem na largada. “O carro estava muito rápido. Na parte final só não acompanhei o (Nick) Tandy, que venceu a corrida no geral”, explicou o brasileiro, que em sua classe era quase um segundo mais rápido por volta que seus adversários.

Para a segunda corrida, com largada programada para as 15h30 (horário de Brasília), Dias larga novamente da pole no National Class (13ª posição geral). “A equipe vai trocar a embreagem, mas na segunda corrida terei menos carros entre mim e o McKenzie. Agora, preciso ser veloz e esperar que estes problemas não se repitam”, observou.

Confira os três primeiros da National Class* da primeira corrida deste domingo (31):
1) Daniel McKenzie/GBR, Fortec Dallara-Mugen Honda
2) Gabriel Dias/BRA, T-Sport Dallara-Mugen Honda
3) Max Snegirev/RUS, West-Tec Dallara-Mugen Honda

Os três primeiros na classificação da National Class após cinco corridas:

1) Daniel McKenzie (Inglaterra)– 93 pontos
2) Gabriel Dias (Brasil) – 72
3) Max Snegirev (Rússia)- 49